TRADUTOR

sábado, 31 de dezembro de 2016

COMO OS BOLCHEVIQUES ORGANIZARAM OS DESEMPREGADOS

Como os bolcheviques organizaram os desempregados
Publicado pelo Socialist Fight britânico, seção do Comitê de Ligação pela IV Internacional, CLQI, do qual o jornal Folha do Trabalhador faz parte.
Por Sergei Malyshev – 1931
Sergei Malyshev discursando em 1926
INTRODUÇÃO
Tendência Leninista Trotskista - 05/1992

Esta nova edição do panfleto de Sergei Malyshev deve despertar mais do que interesse histórico. Publicado pela primeira vez em 1931 sob o título “Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906”, trata de um importante episódio da história bolchevique que poucos outros trabalhos abordam. Embora seu autor não fosse teórico, o interesse do panfleto reside em sua vívida descrição das experiências práticas feitas pelos organizadores bolcheviques entre os desempregados na sequência da revolução de 1905. Sua relevância hoje, em meio a uma profunda recessão internacional com vastos bolsões de desemprego "conjunturais" e "estrutural", não deve ser desprezada por nenhum socialista autêntico.
A crise econômica não traz automaticamente um surto revolucionário. Os epígonos de Trotsky rejeitaram sua compreensão dialética da relação entre o ciclo econômico e a luta de classes e substituíram seu próprio esquema no qual acreditam em "processos objetivos irresistíveis" ora como como materialistas vulgares, ora com voluntarismo idealista. Em sua biografia incompleta de Stalin, Trotsky escreveu:
"Assim, após o ressurgimento industrial, no decurso do qual uma luta de greve muito massiva tinha conseguido se desenvolver, um súbito declínio da situação poderia gerar diretamente um ressurgimento revolucionário, desde que as outras condições necessárias estivessem presentes. Por outro lado, depois de um longo período de luta revolucionária que terminou em derrota, uma crise industrial, dividindo e enfraquecendo o proletariado, poderia destruir completamente seu espírito de luta. Ou, mais uma vez, um ressurgimento industrial, após um longo período de reação, é capaz de reviver o movimento operário, em grande parte sob a forma de uma luta econômica, após o que a nova crise pode recolocar a energia das massas nos trilhos da luta política".
O desemprego de longo prazo, em grande escala, solapa a força da classe trabalhadora, enfraquece suas organizações de massa. Carrega o perigo de desmoralização, do desespero e atomização. Sob circunstâncias em que a direção revolucionária é fraca, inexperiente, ou comete erros fatais (por exemplo, na Alemanha em 1928-33), os trabalhadores desempregados podem perder toda a confiança em suas próprias organizações de classe e serem vítimas de demagogos fascistas.

Hoje em dia, o fracasso dos sindicatos 'socialistas' e 'comunistas' levou a que os sindicatos desenvolvessem qualquer luta consequente, ou mesmo limitada, contra as demissões e os burocratas sindicais cinicamente abandonam os desempregados, conduzindo país após país a uma perigosa ruptura entre trabalhadores organizados e aqueles jogado para fora do emprego. As estatísticas publicadas em Janeiro de 1992 pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico revelaram os seguintes níveis de desemprego, expressos em percentagem da mão-de-obra nacional: Japão - 2,1; Suécia - 3,4; Alemão y - 4,3; USA - 7,0; França -9,8; Austrália - 10,2; Canadá - 10,3; Finlândia - 10,5; UK - 10,6; Irlanda - 16,8. Em países semi-coloniais, taxas de desemprego de 50 por cento não são incomuns. O desemprego entre os trabalhadores "africanos" na África do Sul é semelhante. A pauperização de um grande número de camponeses e trabalhadores rurais na América Latina, África e Ásia e o colapso das economias nacionalizadas da Europa Oriental e da ex-União Soviética acrescentaram ingredientes explosivos ao quadro internacional do desemprego.

O relato de Malyshev sobre o trabalho bolchevique entre os desempregados dá ilustrações valiosas da aplicação prática das demandas transitórias. Ele mostra como o chamado para um programa de “obras públicas” estava relacionado com a consigna de “controladas pelos trabalhadores”, tornando-se assim, nas palavras de Trotsky, "uma escola para a economia planificada". Não menos importante foi a forma exemplar como os antagonismos entre empregados e desempregados foram superadas, através da luta combinada dos sindicatos e dos conselhos de trabalhadores desempregados.

O destino dos desempregados não pode ser deixado nas mãos de burocratas sindicais que, em períodos de crise, estão desinteressados de qualquer coisa que vá além de sua esfera imediata, ou de políticos reformistas que esperam passivamente uma retomada da economia. A criação de organizações de combate ao desemprego, ligadas aos sindicatos, é uma tarefa fundamental. Tais organizações devem definir suas perspectivas para além do horizonte dos conselhos e do conselhos de empregados, e estabelecer a unidade na ação com outras categorias e frações da classe trabalhadora. A agitação em torno das demandas de obras públicas, de benefícios de desemprego adequados, de moradias de baixo custo e de treinamento sob o controle dos sindicatos deve ser combinada com propaganda que localize firmemente o desemprego no contexto do capitalismo dominado pela crise.

O desemprego não é um ato de Deus. Ela pode e deve ser combatido. Se a reimpressão deste panfleto contribui para o desenvolvimento das lutas dos trabalhadores desempregados, terá servido o seu propósito.

Maio de 1992


NOTA BIOGRÁFICA SOBRE SERGEI MALYSHEV – 1931

Por qualquer ponto de vista, Sergei Vasilevich Malyshev (1877-1938) era uma figura de menor importância na história do movimento revolucionário russo. As referências à sua carreira são poucas e distantes; Ele é mencionado apenas quatro vezes nas Obras Completas de Lênin e nenhuma vez por Trotsky. Nem foi um membro da oposição nem foi ativo no movimento comunista internacional, ele parece não ter desempenhado qualquer papel depois da revolução e da guerra civil, além do de um administrador econômico de nível médio. No entanto, quando escreveu este panfleto, a falsificação stalinista da história revolucionária não tinha ultrapassado completamente a literatura das memórias.
O pai de Malyshev é identificado como tendo sido padeiro e camponês pobre. Entre 1891 e 1896 Malyshev trabalhou como comerciante e em seguida tornou-se um operário fabril na planta de Obukhov em St Petersburg, [ onde ingressou no grupo “Causa Operária” "Рабочее дело"]. Ingressou no RSDLP em 1902 e, em 1903, mudou-se para Odessa onde se juntou ao grupo lskra de Lenine. Durante a revolução de 1905 [ sob o pseudônimo de “fogo” ], tornou-se o primeiro presidente do soviete de Kostroma. A derrota da revolução provocou sua mudança para São Petersburgo - seu trabalho entre os desempregados durante este período, documentado no presente panfleto, levou à sua prisão. [ Ele estava entre os organizadores do Soviete de Petersburgo dos Desempregados (1906 -1907), vice-presidente do Conselho de Segurança e a editora oficial do seu corpo - a revista "Espinhos do Trabalho". 15 de fevereiro de 1907 na 4ª edição do semanário "Espinhos de trabalho" está fechado, e o editor da revista Malyshev foi da preso ] (Wikipedia). Regressou a São Petersburgo em 1913, tornando-se secretário do Pravda.

Em 1914 ele foi preso novamente e exilado na Sibéria. Em junho de 1917, como presidente de um soviete local, ele foi espancado quase até a morte por uma multidão enfurecida por suas atividades bolcheviques. A partir de outubro de 1917, trabalhou para o Comissariado do Trabalho do Povo e, em agosto do ano seguinte, organizou uma expedição ao longo dos rios do Volga e do Kama para o Comissariado Alimentar, trocando bens industriais por grãos com o campesinato. A missão foi evidentemente um sucesso tanto que Lenin telegrafou para ele para parabenizá-lo. [ 2 ]

Em 1920-21, ele foi membro do Conselho Militar Revolucionário da frente do Turquistão. No entanto, Malyshev é mencionado por Lenine como sendo um dos "dois únicos comunistas que demonstraram capacidade para negociar". [ 3 ] Outros cargos que ocupou incluíam: membro do Conselho de Trabalho e Defesa (1921-22); Presidente dos Comitês de Mercado de lrbit e Nizhni Novgorod (1925- 30);Membro do colégio do Comissariado do Público para o Comércio Interno e Externo (1930-1933); Membro do Comitê de Compras Agrícolas (1933-34); Membro do Conselho Central de Cooperativas de Consumo. É relatado para ter morrido das causas naturais em 1938 – embora para um alto oficial morrer das causas naturais na época em que ocorriam as purgas dos chamados “Processos de Moscou”, especialmente um alto oficial com conexões com o campo e a agricultura, era uma raridade.

NOTAS

[1] A maioria do material a seguir é extraída de: JL Wieczynski (ed.), The Modem Encyclopaedia of Russian e História Soviética , vol. 21 (Academic International Press, 1981); RW Davies et al, Funcionários do Governo Soviético 1922-41: A Handlist (Birmingham, 1989); H. Schulz et al (eds.), Who Was Who na URSS (Scarecrow Press, 1972).
[2] V.1. Lenin, Obras Recolhidas, vol. 44 (Moscovo, 1977), p.132.
[3] V.1. Lenin, Collected Works, vol. 45 (Moscovo, 1976), p.437.



OS CONSELHOS DESEMPREGADOS
EM SÃO PETERSBURGO EM 1906


O DESEMPREGO EM MASSA ENTRE 1905-1906
E A ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO

Há vinte e cinco anos, em abril de 1906, o primeiro governo soviético dos deputados operários de São Petersburgo e o levante armado de Moscou foram suprimidos pelo governo czarista. Foi então que nós, um grupo de trabalhadores e intelectuais bolcheviques, por decisão da organização do Partido Bolchevique, criamos uma nova organização revolucionária proletária em São Petersburgo. Nós organizamos as massas de desempregados e estabelecemos uma equipe geral para este exército - o Conselho de Desempregados de São Petersburgo. Nosso partido também tentou organizar os desempregados em outros centros industriais, como Moscou, Odessa, etc., mas estas iniciativas tiveram curta duração: eles foram suprimidos no final de 1906. Mas, em São Petersburgo, esta organização dos desempregados lutou contra a burguesia e o governo por mais de dois anos, e só foi destruída pela polícia secreta e pelos gendarmes em 1908.

Vinte e cinco anos atrás, o desemprego foi criado artificialmente na Rússia czarista para ensinar aos trabalhadores revolucionários uma lição. Foi declarado para o fim de outubro 1905 o lockout [ fechamento das fábricas por ordem dos patrões ] de todas as fábricas e oficinas , estatais e particulares, foram fechadas. Assim, o governo e a burguesia lançaram centenas de milhares de trabalhadores e suas famílias nas garras da fome e da pobreza em São Petersburgo, Moscou, Urais, Kharkov, Odessa e outras cidades. Mas os governantes da Rússia não ficaram satisfeitos com isso. Encontravam sempre novas maneiras de punir o proletariado revolucionário. O lockout não era suficiente. O governo organizou gangues chamadas “Centúrias Negras” e incitou-as a atacarem as organizações de trabalhadores e trabalhadores individuais em suas casas com rifle e bombas.

Batalhas foram travadas em quase todos os distritos de São Petersburgo e em outras cidades também. Mas a atividade das “Centúrias Negras” apenas estimulou os trabalhadores a fortalecer suas organizações de autodefesa, e as “Centúrias Negras” foram severamente repelidas.

O lockout que havia sido declarado em São Petersburgo no final de outubro de 1905, continuou até abril de 1906. Foi limitado pelos governantes da Rússia e pelos principais líderes da indústria - Ryabushinsky, Gukasov, Nobel, Denisov e outros .E, naturalmente, este e outros meios adotados para combater as classes trabalhadoras e ensinar-lhes uma lição era extramamente bem organizado.

No início, o Soviete dos Deputados Trabalhistas assumiu a responsabilidade pelas dezenas de milhares de trabalhadores jogados nas ruas pelo lockout. Mas, assim que o Conselho de Desempregados foi organizado, tomou conta do movimento, e registrou todos os trabalhadores vítimas do lockout. Este registro revelou um fato interessante - que 54 % dos trabalhadores que haviam sido demitidos eram trabalhadores altamente qualificados, metalúrgicos; 18 % eram marceneiros, carpinteiros, pedreiros e de outras ocupações especializadas; E que apenas 21 % eram trabalhadores comuns. Estes dados mostraram que os capitalistas lançaram sua ira sobre aqueles que lutaram nas fileiras dianteiras da classe trabalhadora.

O Soviete dos Deputados dos Trabalhadores foi confrontado no início do lockout com o problema de encontrar alguma forma de ajudar os desempregados que estavam com fome e pobres. Os primeiros meses de outubro, novembro e dezembro de 1905 tiveram de ser dedicados em grande parte às questões relativas aos desempregados, pois, por mais importante que fosse a questão política, a fome se fazia sentir com força crescente, ainda que não rompesse a vontade proletária para lutar. Perguntas sobre como ajudar os desempregados foram levantadas em quase todas as reuniões do papel proletário revolucionário central.

Foi por sugestão do grupo bolchevique do Soviete dos Deputados Trabalhadores que foi organizada uma comissão de desempregados, que abriu comitês populares em todos os bairros operários de São Petersburgo. Posteriormente, a comissão adotou a resolução do Soviet dos Deputados dos Trabalhadores para deduzir 1% dos salários de todos os trabalhadores das fábricas, oficinas e outras instituições, para os desempregados. Eles também organizaram uma coleta voluntária em todas as reuniões e plenárias. Estas e outras medidas introduzidas no Soviete dos Deputados dos Trabalhadores e suas comissões algumas dezenas de milhares de rublos e tornou possível para a comissão de desempregados tomar algumas medidas reais para ajudar os desempregados. Um número de restaurantes, salas foram abertas nos distritos de São Petersburgo. Trabalhadores com famílias recebiam refeições “para viagem” para levar para casa, enquanto os trabalhadores solteiros comiam nos refeitórios. Além disso, a comissão de desempregados deu alívio financeiro aos trabalhadores e suas famílias: 30 kopeks por dia para cada adulto, e 15 e 10 kopeks para crianças. Grupos liberais em São Petersburgo também abriram restaurantes comunitários para os desempregados, porque as eleições para a Duma do Estado estavam se aproximando e eles queriam se beneficiar politicamente, dando ajuda aos desempregados.

Em sua luta política e econômica, o Soviete dos Deputados Trabalhadores voltou sua atenção para a Duma [Câmara de Vereadores russa] da Cidade de São Petersburgo. [1] Ele passou a seguinte resolução, que uma delegação especial do Soviet de deputados operários foi apresentar na Duma:
1. A Duma deve tomar medidas imediatas para regular o fornecimento de alimentos às numerosas massas de trabalhadores.
2. Deve disponibilizar edifícios para reuniões.
3. Deve deixar de trazer gendarmes, policiais, etc., para dentro dos nossos edifícios.
4. Deve dar conta de como foi gasto o montante de 1.000 rublos, que recebeu para os trabalhadores do distrito de Narvsky.
5. Deve liberar somas de dinheiro do Orçamento público, que tem à sua disposição, para as necessidades daqueles que lutam pela liberdade do proletariado, e para os estudantes que foram para o lado do proletariado.6. Deve tomar medidas imediatas para retirar os soldados das obras de água da cidade e colocar os edifícios à disposição dos trabalhadores.
No dia 16 de outubro, às 14 horas, quando a delegação do Soviete dos Deputados dos Trabalhadores chegou à Duma da cidade, grandes destacamentos de policiais armados a encontraram no prédio, e uma companhia de soldados estava na escada da Duma. Os vereadores tinham sido avisados por telefone da proposta de visita da delegação do Soviete dos Deputados dos Trabalhadores e não tinham chegado à sessão. Em vez disso, vários membros da mesa diretora da Duma receberam a delegação soviética, ouviram o que eles tinham a dizer, pediram-lhes que se retirassem e, em sua ausência, decidiram recusar todas as demandas.

E não poderia ter sido de outra forma. O prefeito, os membros da administração e os conselheiros da Duma da cidade eram todos capitalistas poderosos ou seus representantes e advogados, diretores de fábricas e oficinas , senhorios, juízes e outros funcionários; os mesmos que haviam demitido os trabalhadores.

A FOME AUMENTA ENTRE OS DESEMPREGADOS


Em janeiro de 1906, o desemprego, a ira e a fome se tornaram ainda mais intensos. A comissão semi-legal dos desempregados trabalhou de forma debilitada porque não tinha dinheiro. O dinheiro quase tinha parado de entrar. Os trabalhadores que haviam sido demitidos tinham vendido seus últimos pertences e, finalmente, enfrentaram a fome.

Depois da derrota do levante em Moscou e em outras cidades, tive de deixar Kostroma, onde o terrorismo das “Centúrias Negras” e as forças armadas haviam compelido o Soviet Kostroma dos Deputados Trabalhistas a liquidar sua atividade e ir para a clandestinidade e eu fui forçado a me esconder em uma locomotiva, com uma jaqueta e um boné sujos, com um rosto sujo, eu fui tirado de Kostroma por alguns companheiros, trabalhadores ferroviários. Decidi ir a São Petersburgo, onde estava situado o Comitê Central de nosso Partido Bolchevique, pois era essencial dar-lhe um relatório detalhado sobre tudo. Além disso, esta capital proletária, São. Petersburgo, era mais apropriada como um lugar para viver na clandestinidade, onde eu já havia realizado trabalhado em fábricas e também realizado militância bolchevique na clandestinidade. Também seria mais fácil para mim esconder-me e obter uma noite de alojamento junto aos trabalhadores lá do que em qualquer outra cidade.

Quando cheguei a São Petersburgo, me apresentei imediatamente na sede da organização do partido e, depois de me encontrar com os líderes partidários, fui para o distrito de Vyborg. Ali conheci um bom camarada, um trabalhador bolchevique clandestino, Simon Loktev. Ele também tinha vindo a São Petersburgo de um distrito de grandes eventos revolucionários apenas uma semana antes e já tinha conseguido se informar de todas as notícias do partido. Disse-me que os nossos líderes bolcheviques haviam decidido dar todo o apoio ao movimento de desempregados que estava apenas começando. Ele convidou-me naquela mesma noite para uma reunião dos deputados das organizações distritais dos desempregados, a realizar-se no distrito de Lesny. 

Um membro do Comitê do Partido, o camarada Kairsky, falaria nesta reunião para o grupo de bolcheviques de São Petersburgo. Nós tivemos algumas horas a nossa disposição antes da reunião assim que nós andamos para cima e para baixo a Avenida Sampsonevsky como nós comparamos informes sobre os eventos passados. 

Queríamos ir para um salão de cerveja, mas o estado de nossas finanças e o medo de espiões nos reteve. Entramos num taxi e fomos ao centro, para a Avenida Nevsky. Passando ao longo do Liteini, no andar superior do taxi, vimos a multidão em movimento, bastante diferente do grupo que nos juntamos mais tarde em Lesny. Estávamos com fome e teria gostado de ir para Filippov's comer algo, mas um exame dos nossos bolsos nos convenceu de que era um prazer que teríamos de negar a nós mesmos.

Passeando ao longo do Nevsky, vimos a burguesia bem alimentada e contente. Alguns, de nível superior, andavam em magníficas carruagens, com brasões e um ou dois esplêndidos cavalos; Outros, de nível inferior - uma multidão burguesa - moviam-se a pé ao longo do Nevsky, enchendo o centro da cidade, ao longo de Sadovaya, ao longo da Linha Costin. Entraram nas lojas cheias de mercadorias, saíram com braçadas de compras, e os jovens, carregados com essas compras, arrastaram-nas para suas casas. Tudo o que havia nessas lojas, estandes e armazéns, produzido pelo proletariado, era bastante acessível à burguesia. Também fomos vários quarteirões até ao longo da Nevsky mas só podíamos olhar para a loja Soloviev. Não podíamos entrar nem comprar nem um quarto de libra de salsicha, porque os vendedores bem abastecidos pelos comerciantes de Soloviev não queriam vender pequenas porções e, além disso, o preço da salsicha não cabia no tamanho de nossos bolsos.

Para aliviar nossos sentimentos, nós juramos arredondados, braços entintados, e afastou-se desse Nevsky presunçoso. Nós fomos ao longo de vielas estreitas e finalmente, na rua de Basscin, achamos um restaurante barato onde podíamos comprar algum tipo de tripa por dois kopeks [ unidade monetária que corresponde a centésima parte do rublo ].

COMO FOI ORGANIZADO O
CONSELHO DE DESEMPREGADOS

Às 8 horas da noite, sentamos em uma casa de campo em Lcsny, onde os delegados que deveriam considerar a questão de ajudar os desempregados se reuniram e estavam esperando o representante do grupo bolchevique de São Petersburgo. Este camarada também foi o presidente da Comissão de Desempregados. Enquanto esperávamos, conhecíamos a situação no distrito. A maioria dos delegados eram membros de nossos círculos bolcheviques. Todos eles, naturalmente, como os trabalhadores mais ativos, haviam sido expulsos das fábricas e estavam na lista negra. Mas não parecia que eles e suas famílias tivessem sido lançados às ruas e estivessem famintos. A ciência do bolchevismo lhes ensinara, acima de tudo, a controlar-se e não quebrar, não importa o que acontecesse.

O presidente da comissão chegou, nos cumprimentou, e depois se virou para um estudante ali de pé, nosso anfitrião. Ele queria saber se tudo tinha sido checado, precavendo-se para o caso da polícia ou dos gendarmes invadirem o local. O estudante de cabelos avermelhados do Instituto Lesny procurou um segundo pelas janelas para o jardim e depois assegurou-se que todas as emergências haviam sido realmente providas. Guardas tinham sido colocados no jardim e no parque. Na aproximação da polícia, imediatamente nos informariam, e aqueles que se reuniram teriam tempo suficiente para fugir. O presidente da Comissão de Desempregados riu e disse que podiam ter certeza de que não seriam levados nem pelos gendarmes nem pela polícia, pois eles teriam que ser alimentados na prisão e a burguesia os tinha demitido justamente para matá-los à fome.
Chegamos a ordem do dia. Nosso camarada bolchevique começou seu relatório sobre o estado dos desempregados. Os fundos dos desempregados estavam esgotados. A taxa sobre os salários nas fábricas estava cessando, porque os empregadores estavam obstruindo a coleta e, em alguns lugares, eles tinham ordenado aos oficiais não dar o dinheiro deduzido ao Soviete dos Deputados Trabalhadores. A situação nos distritos era desesperadora.

"Isto, posto", disse o orador, voltando-se para os delegados, “vocês conhecem muito bem, mas devem se lembrar que tal situação ameaça não é passageira. Indivíduos e grupos inteiros de trabalhadores ‘indesejáveis’ estão sendo expulsos das fábricas e oficinas . Tudo o que os desempregados tinham na forma de roupas e outros objetos de valor foram vendidos ou penhorados durante este período. O prazo para resgatar os pertences penhorados está se aproximando e não há nada com quê pagá-los. As coisas estão sendo perdidas. Os proprietários estão jogando os trabalhadores e suas famílias nas ruas sem piedade. Há milhares desses casos em todos os distritos operários.

Nós não podemos ajudar estas famílias dos desempregados que estão sendo postos na rua. Algumas coletas estão sendo feitas para os desempregados nas reuniões de trabalhadores, nos sindicatos, entre os estudantes, mas essas somas são pequenas demais que não podemos fazer nada substancial. Os refeitórios estão sendo abertas pelo Soviete dos deputados operários e alguns grupos liberais em todos os distritos. Estes fornecem algumas dezenas de milhares de refeições, mas podem ser encerrados porque os liberais, que estão a fazer campanha para as eleições para a Duma, logo deixarão de contribuir com dinheiro para eles. Há 24 refeitórios de trabalhadores em São Petersburgo, e os desempregados recebem 9,45, 3 refeições por dia", leu o orador, aproximando o jornal de seu óculos pince-nez. "Os refeitórios no distrito de Moscou estão fornecendo 450 refeições por dia; Em Narvsky há dois refeitórios servindo 385 refeições por dia; Em Gorodskoy, 4 refeitórios dão 1.100 refeições; Em Vasileostravsky, 4 dando 1.250 refeições / dia; No Distrito de São Petersburgo, 2 dando 550 refeições; E em Vyborg, 2 dando 450 refeições / dia. "

Depois de ter terminado de ler os números, o orador pediu que os delegados organizassem imediatamente uma comissão de desempregados em cada refeitório, que não apenas auditaria as contas, mas dirigiria o negócio do refeitório e o administraria em geral. Mais adiante, o orador declarou que a situação dos desempregados no momento dado era grave, mas não desesperadora.

"O grupo bolchevique, em cujo nome falo agora", disse o camarada, "apoia o movimento de desempregados e nos ajuda a nos organizar em uma organização forte. É essencial organizar todos os desempregados e criar um órgão dirigente - um Conselho de Desempregados. Este conselho, com a ajuda dos não empregados, deve começar uma luta para melhorar a condição dos desempregados, não só através da distribuição de refeições e 30 kopeks por dia, mas principalmente pela obtenção da Duma da cidade para organizar o trabalho público em grande escala para o desempregado. Os desempregados não são pobres, não querem caridade. Eles exigem pão e trabalho. A questão deve ser apresentada de tal modo que as nossas reivindicações à Duma da cidade ganhem o apoio de todos os trabalhadores nas fábricas e fábricas. A cidade deve organizar o trabalho de obras públicas. Há bastante trabalho desse tipo para ser feito na cidade e está agora sendo dado a várias empreiteiras que dão aos administradores da cidade grandes subornos. Os trabalhadores mais qualificados de todos os ofícios são encontrados entre os desempregados. Eles podem fazer todos os tipos de trabalho. A cidade tem uma série de contratos essenciais para o bem-estar público; Por exemplo, a construção de bondes. A cidade decidiu substituir carros de cavalo por carros elétricos, e não será capaz de fazer isso a menos que as ruas sejam pavimentadas. Isso abre a possibilidade de proporcionar trabalho de obras públicas para os desempregados. Devemos tomar providências para que a cidade providencie essa obra pública, pelo que proponho que todas as propostas que sugeri sejam aprovadas pela reunião, adotadas e imediatamente realizadas, porque a fome e a pobreza não vão esperar".

Os delegados ouviram silenciosa e muito atentamente ao orador. Quando terminou, outros se levantaram para falar. Cada um saudou as sugestões feitas pela organização bolchevique e falou breve e claramente sobre como realizá-las. Todas as propostas do orador foram aprovadas por unanimidade. Decidiu-se organizar um Conselho de Desempregados organizando eleições nos refeitórios onde os desempregados estavam recebendo suas refeições, e um grupo de bolcheviques operários foi designado para continuar a agitação e realizar as eleições. O conselho seria constituído por trinta delegados desempregados. Foi também decidido nesta reunião imprimir folhetos convidando os desempregados a se organizarem imediatamente como a única saída para a situação grave. Este apelo impresso do grupo de trabalhadores bolchevique permitiu efetivamente a realização de eleições para o Conselho de Desempregados num curto espaço de tempo. Trinta representantes dos desempregados foram eleitos para o Conselho. Depois de vários dias, realizou-se a primeira reunião dos trinta delegados e o camarada Kairsky foi eleito presidente.

As primeiras coisas que discutimos foram os objetivos e o objeto da organização de desempregados. Foram aprovados, por unanimidade, os seguintes pontos:

1.     Os objetivos gerais e as tarefas do Conselho de Desempregados são retirar os desempregados da sua situação insuportável;

2.     A tarefa mais imediata do conselho é conseguir que a cidade disponibilize trabalho de obras públicas para todos os desempregados;

3.     O conselho irá reunir todos os desempregados em torno destes objetivos com base em suas demandas comuns e providenciar para enviar os delegados para a Duma da cidade e, posteriormente, procurar outros meios de influenciar a Duma da cidade.

Após uma série de questões organizacionais e sugestões sobre que outras medidas o conselho deverá tomar, a primeira reunião foi adiada.
No dia seguinte à reunião do Conselho de Desempregados, o camarada Kairsky e eu fomos a Lenin informar-lhe o que tínhamos feito para organizar o Conselho de Desempregados. Vladimir Ilyich [2] ouviu o que tinhamos a dizer, e depois disse que tinha algumas dúvidas quanto ao fato do Conselho de Desempregados sozinho poder cumprir o seu programa por seus próprios esforços.

- Só com esta organização - disse Lênin - não se pode influenciar a burguesia; Vocês não serão fortes o suficiente, e os próprios trabalhadores desempregados não serão capazes de desenvolver este trabalho em uma ampla base de classe proletária. Portanto, você deve imediatamente estender o Conselho Desempregados para incluir representantes dos empregados em todas as fábricas e oficinas de São Petersburgo. Vocês devem agora começar a agitar nas fábricas e oficinas para este propósito, e providenciar imediatamente a eleição destes representantes. O Conselho do Desempregado deve ser constituído não apenas por 30 representantes dos desempregados, mas de 100 ou 150 representantes de todos os distritos, de todas as fábricas e fábricas. Isto proporcionará aos desempregados um verdadeiro corpo proletário líder que realmente será capaz de exercer pressão com êxito sobre a Duma da cidade e sobre a burguesia em geral".

Na próxima reunião do conselho, na qual foi redigido o apelo à Duma, resolveu-se, de acordo com a sugestão de Lênin, incluir trinta delegados das grandes fábricas e usinas do Conselho de Desempregados e realizaram-se eleições entre os Empregadas em todas as fábricas e oficinas. Mais tarde, o Conselho de Desempregados foi ampliado e os conselhos de distrito foram organizados nos distritos de Nevsky, Moscou, Narvsky, Gorodskoy, Vasileostrovsky, Petersburgo, Vyborg e Kolpin. Foi organizado um conselho executivo dos desempregados e uma reunião geral da cidade do Conselho de Desempregados.

Os delegados eleitos pelos desempregados nas assembleias gerais, um para cada 250 trabalhadores, e das fábricas e oficinas dos distritos constituíram os conselhos distritais. Os conselhos distritais dirigiam os refeitórios, recolhiam dinheiro nas fábricas e oficinas, registravam os desempregados, davam ajuda material, etc., e geralmente conduziam toda a campanha nos distritos para a luta pelo pão e o trabalho de acordo com as instruções dadas pela reunião geral da cidade do Conselho Desempregado. O Comitê Executivo era composto por três representantes de cada conselho distrital, três representantes dos desempregados e três dos empregados.

O Comitê Executivo deve manter contato com os órgãos da Duma. Todas as perguntas que deveriam ser levantadas para discussão no Conselho de Desempregados foram primeiramente retomadas pelo Comitê Executivo, que estava habilitado a executar a decisão geral do Conselho.
A revolução de 1905 foi provocada por um evento que ficou conhecido como "Domingo Sangrento" .Em 22 de janeiro de 1905 um agente da polícia infiltrado na direção do movimento o padre Gapon liderou uma manifestação pacífica de 200.000 homens, mulheres e crianças ao Palácio de Inverno em São Petersburgo reivindicando reforma e um fim à guerra entre a Rússia e o Japão. A polícia e as tropas que guardam o palácio abriram fogo e mais de 1.000 pessoas foram mortas ou feridas. Este evento teve dois efeitos importantes:
·         Embora não tivesse ordenado que as tropas disparassem, os assassinatos destruíram a crença dos séculos entre as pessoas comuns de que o czar era o "paizinho" cujos interesses supostamente vinham do coração.
·         Ele provocou uma onda de greves e terrorismo em toda a Rússia. No final de janeiro, mais de 400 mil pessoas estavam em greve. O tio do czar foi assassinado em fevereiro.












O ATAQUE AOS DESEMPREGADOS PELA
DUMA DE SÃO PETERSBURGO

Sob a liderança direta do Partido Bolchevique, o Conselho de Desempregados de São Petersburgo começou a se preparar para a primeira ofensiva na Duma municipal. Um grande trabalho político prévio tinham que ser feito para ganhar o apoio de todo o coração das massas dos trabalhadores em defesa dos desempregados em seu ataque à Duma. Além da agitação, que continuou nos distritos, o Conselho de Desempregados publicou uma série de apelos aos empregados bem como aos desempregados.

Uma petição à Duma municipal de São Petersburgo foi redigida pelo Conselho de Desempregados, formulado nos mais vigorosos critérios bolchevique-proletários. A petição foi discutida pelo Conselho de Desempregados, adotada e enviada a todas as fábricas e locais de trabalho de São Petersburgo e suas vizinhanças para serem discutidas pelos trabalhadores e obter suas assinaturas. Naturalmente, a discussão de nossa petição nas fábricas foi levada a cabo nas reuniões gerais da fábrica. Mas, além disso, foi discutido em nossa imprensa proletária, exceto no que estava sob o controle dos mencheviques. Os mencheviques (eu vou provar isso mais tarde) se opuseram a tratar o Conselho de Desempregados como um aliado poderoso e a cada passo impediram nosso trabalho de organizar os empregados. Nossos delegados do Conselho insistiam em ler o assunto na reunião da Duma municipal antes de uma votação ser solicitada. Esta petição diz o seguinte:
"Devido ao desemprego, inúmeras famílias de trabalhadores estão agora sem pão. Os trabalhadores não querem caridade, ou pena. Exigimos trabalho. Os mestres se recusam a nos dar trabalho. Eles dizem que não há vagas. Mas a cidade tem vagas sim e pode fornecer trabalho para os desempregados. Pensamos que a forma como a cidade dispõe do orçamento público é escandalosa. O orçamento público devem ser usados para as necessidades públicas e nossa necessidade hoje é trabalhar. Por isso, exigimos que a Duma municipal organize imediatamente um plano de obras públicas para todos os necessitados. Não exigimos caridade, mas nossos direitos, e não ficaremos satisfeitos com a caridade. O trabalho público que exigimos deve ser iniciado imediatamente. Todos os desempregados de São Petersburgo devem ser autorizados a fazer este trabalho; Todo o trabalhador desempregado deve receber um salário adequado. Temos sido delegados para insistir no cumprimento de nossas demandas. As massas que nos delegaram não se contentarão com menos. Se você não atender às nossas demandas, vamos relatar sua recusa aos desempregados e então você não terá que lidar com eles, mas aqueles que nos elegeram, as massas de desempregados ".

A petição tinha a profunda simpatia de todos os trabalhadores nas fábricas e oficinas. Foi discutido nas assembleias gerais em todas as fábricas e, posteriormente, as assinaturas foram recolhidas nos locais de trabalho. Oradores foram enviados para as fábricas onde após a perseguição e o lockout apenas uma parte minoritária dos setores mais conscientes da classe haviam permanecido. Nossos oradores foram acompanhados com grupos de desempregados, faziam piquetes para os trabalhadores quando esses saíram durante a hora da refeição ou à noite durante a troca de turnos, e realizaram reuniões de porta de fábrica sobre as questões do desemprego e a ajuda que deve ser dada aos desempregados. As reuniões foram sempre bem-sucedidas. Foram feitas breves resoluções sobre a necessidade de ajudar os desempregados e da coleta de assinaturas para a petição.

Mas, além de animar o espírito das massas trabalhadoras, o que sem dúvida conseguiu fazer, o Conselho de Desempregados também teve de despertar o desejo dos grupos pequeno-burgueses de ajudar os desempregados. O Conselho de Desempregados conseguiu interessar um número de jornais liberais em São Petersburgo neste trabalho. Camaradas que tinham conexões com os liberais nesses papéis foram encarregados de falar com os mais liberais entre eles, a fim de ajudá-los a escrever artigos e anúncios em seus jornais.

Tovarishch, em que Kuskova e Propovich haviam trabalhado; Rus, liderado pelo filho liberal de Suvorin; o jornal Cadete Sovremennoye Slovo; e até mesmo no Birsevka em todos esses periódicos haviam anúncios e artigos publicados sobre o movimento de desempregados que defendiam a organização em grande escala de obras público. Eles apoiavam os desempregados porque seus leitores pequenos burgueses sofriam sérias pressões para fazê-lo. Um exército de cem mil desempregados tinham assustado seriamente a pequena burguesia. Esta enorme massa de pessoas famintas, argumentavam, espalharia várias epidemias que, sem dúvida, afetariam primeiro os funcionários públicos, os trabalhadores de de escritório, etc., que entraram em contato com eles no decorrer de seu trabalho.
"A ajuda é essencial não só no interesse dos trabalhadores, mas em prol da saúde de toda a população", afirmou o presidente da Comissão Duma. "Sabe-se que o tifo, começando nas adegas e bares, contagia um número crescente de vítimas entre os grupos maiores da sociedade. Por outro lado, a perspectiva de morte por fome pode levar o povo, amargurado pela pobreza, a tomar medidas extremas. Sendo assim, é essencial ajudá-los agora. Ajuda que é dada tarde demais pode custar-nos caro."
A simpatia pelo movimento dos desempregados aumentou diariamente em todos os distritos, fábricas e oficinas. Núcleos do Conselho de Desempregados foram formados em fábricas e oficinas. Os conselhos distritais foram organizados. Comitês foram criados para investigar a condição dos desempregados e para ajudá-los em sua luta com a Duma municipal.

A LUTA DOS MENCHEVIQUES CONTRA
AS ORGANIZAÇÕES DE DESEMPREGADOS

Mas neste momento nos deparamos contra inimigos inesperados desta luta proletária: os mencheviques. Assim que viram que tínhamos conseguido uma influência considerável entre as massas e havíamos criado um órgão competente para liderar as massas, os mencheviques do Comitê do Partido de São Petersburgo - bolcheviques e mencheviques pertenciam ao mesmo partido naquela época - começaram a se opor e, em particular, a se opor ao Conselho de Desempregados. Eles levaram uma campanha contra nós em todos os distritos e tentaram interromper nossa organização de desempregados, ou pelo menos tentar conter seu desenvolvimento. Mas os esforços dos mencheviques foram um completo fracasso nos distritos operários, uma vez que já havíamos criado uma forte organização ali, e nenhum operário, mesmo com inclinações mencheviques, os apoiou. Os oradores mencheviques berravam em todas as reuniões dos trabalhadores da fábrica e nos distritos, sempre que podiam atacavam o Conselho de Desempregados. Então transferiram seus ataques mencheviques para o órgão principal do partido, para o Comitê de São Petersburgo, no qual eles tiveram acidentalmente uma insignificante maioria. Nas discussões desta questão no Comitê, os mencheviques expressaram a opinião de que o Conselho de Desempregados, liderado pelos bolcheviques, estava a provocar os trabalhadores a uma ação prematura, que a organização dos desempregados era um golpe bolchevique. A nossa petição, que já havia circulado por todos os distritos e fábricas e tinha recebido milhares de assinaturas, foi muito discutida nesta reunião do Comitê do partido de São Petersburgo.

Os mencheviques exigiram a supressão das palavras finais da petição: "Se não acederem às nossas reivindicações, iremos comunicar a vossa recusa aos desempregados e depois não terão que lidar somente conosco, mas com os que nos delegaram, as massas dos desempregados". Eles então exigiram categoricamente que a delegação de desempregados fosse impedida de ir à Duma municipal. Eles também se opuseram à exigência de organização das obras públicas porque, segundo eles, a Duma municipal não poderia dar trabalho aos desempregados - o que devia ser feito pelo Estado. Os mencheviques também se opuseram veementemente à eleição de representantes das fábricas e oficinas para o Conselho de Desempregados porque viram nisso um renascimento do Soviete dos Deputados Trabalhadores. Em conclusão, os líderes mencheviques insistiram em que o Comitê de São Petersburgo proibisse os bolcheviques de trabalhar entre os desempregados e de desenvolver e fortalecer essa organização e, no caso de nossa persistência, sermos expulsos do partido. Os dirigentes dos desempregados disseram ao Comité que tal decisão seria prejudicial para o proletariado e não eram obrigados a cumprir, pelo que não se submeteriam a tal decisão. O Comité decidiu reunir-se no dia seguinte para abordar esta questão numa reunião ampliada. A reunião ampliada, é verdade, foi convocada pelo delegado Jay, mas só ocorreu depois de 12 de abril, depois que já havia conquistado todas as nossas exigências da Duma municipal. Isto causou uma divisão nas fileiras mencheviques e aqueles que se opuseram a nós acabaram ficando em minoria. Nenhuma decisão contra nós poderia então ser realizada.

A PRIMEIRA ORGANIZAÇÃO DOS DESEMPREGADOS
DE SÃO PETERSBURGO E A DUMA MUNICIPAL

Depois de um extenso trabalho preparatório para ajudar os desempregados, a ser levado a cabo entre os grupos pequeno-burgueses, o Conselho de Desempregados elegeu uma delegação que iria para a Duma municipal em 2 de março para entregar a petição assinada acima mencionada.
A delegação era composta por quinze membros e, em 28 de março, foi para a Duma de São Petersburgo. Os vereadores olhavam com surpresa para este grupo de trabalhadores. O prefeito convidou os delegados para o seu escritório, a fim de saber o que eles queriam, mas os delegados não costumavam falar com ele, declarando que tinham sido encarregados de levar a questão à Duma e não a indivíduos. Não houve reunião da Duma neste dia, já que apenas alguns dos conselheiros municipais tinham aparecido; Os outros membros haviam recebido a informação de que alguma espécie de delegação tinha chegado e deliberadamente se afastaram da sessão da Duma. A delegação partiu, mas informou aos conselheiros municipais e ao prefeito que voltariam à próxima sessão.

O próximo período de sessões ordinárias deveria iniciar-se no dia 12 de abril. Consequentemente, a Duma municipal ainda tinha duas semanas à sua disposição para se preparar mais profundamente. A agitação foi renovada em todas as fábricas e oficinas e isso despertou os trabalhadores empregados para sair ainda mais fortemente em apoio aos desempregados e aumentar o número de assinaturas para a petição. Os oradores bolcheviques do Conselho de Desempregados foram a todas as fábricas e oficinas com grupos de desempregados, organizaram reuniões e aprovaram resoluções.

Durante este tempo, não só o jornal bolchevique Volna prosseguiu uma campanha para o movimento, como também fizeram alguns documentos liberais, que resultaram em vários artigos favoráveis à organização desempregada e instando a necessidade de a Duma municipal começar as obras públicas para o desempregado. A opinião pública ficou muito alarmada com a questão do desemprego. Mesmo o conjunto do eleitorado [3] da Duma decidiu apoiar a delegação dos desempregados à Duma.

[ em construção ]

Em 12 de abril de 1906, nossa delegação, composta por trinta pessoas - quinze dos desempregados e quinze dos empregados - apresentaram-se na Duma da Cidade de São Petersburgo. Todo o corpo do Conselho de Desempregados consistia naquele tempo de sessenta pessoas, mas metade deles não foi à Duma, de modo que se as prisões fossem feitas, o Conselho poderia continuar seu trabalho sem interrupção. A polícia já estava vigiando o Conselho e essas precauções eram necessárias. Na verdade, o dia em que a delegação
Cidade Duma, a polícia de repente invadiu as instalações onde o Conselho se reuniu anteriormente! Prendeu todos lá. Mas não havia delegados ou membros do Conselho de Desempregados entre eles.
Antes de receber a delegação, a Duma Municipal realizou uma sessão privada e decidiu admitir a delegação e aceder às suas reivindicações na medida do possível para não exasperar os trabalhadores. Esta decisão não era conhecida do público em geral e dos desempregados.
No início da sessão, assim que chegamos, um grande número de pessoas entrou nas câmaras da Duma. Cinco representantes falaram pelo Conselho de Desempregados, e eles não minavam palavras.
Não pedimos nada de você; Nós exigimos! ", Disse um dos oradores. "Pensamos que todo o dinheiro à sua disposição pertence a nós." "Se você não dá trabalho aos desempregados, nada resta a nós senão roubar", disse outro orador.
"Você não viu os desempregados", gritou um dos representantes da delegação, um jovem trabalhador. "Eu moro com eles; Posso dizer como vivem. Posso dizer-lhes o que os que me enviaram aqui disseram: "Vá, fale com os conselheiros da cidade e com a Duma da cidade, e se eles não querem ouvi-lo, nós mesmos iremos agarrá-los pela garganta".
Os vereadores ouviram pacientemente até tais discursos e, quando terminamos, sugeriram que os delegados saíssem do salão. Mas declaramos que não partiríamos até que tivéssemos recebido uma resposta às nossas exigências. Em seguida, os vereadores anunciaram um intervalo, esclareceram o público em geral, e depois retomaram a sessão com a delegação desempregada presente.
O conselheiro NN Shnitnikov foi o primeiro a falar e, como o mais radical de esquerda dos conselheiros, leu as estimativas do conselho municipal sobre o trabalho que poderia ser dado aos desempregados.
"O conselho da cidade pensa que é possível", declarou Shnitnikov:
1.     Empenhar 200-400 trabalhadores durante junho do ano em curso na construção de canais e encher o Canal de Catarina.
2.     Engajar-se, a partir de maio deste ano, no Porto de Hallerna, 300-400 pessoas em trabalhos mecânicos, e 2.000-2.500 em mão-de-obra.
3.     Envolver 100 pessoas no trabalho de regular o rio Karnovki num futuro próximo.
4.     Para empenhar 300 pessoas na construção de uma Bolsa de Trabalho, o Mercado Lotzman, e uma hospedagem.
5.     Para envolver 400 pessoas em trabalho casual.
6.     Para engajar alguns dos desempregados na construção das Pontes Panteleimonov, Chernyshev e Anichkin. "
Assim, os vereadores calcularam que, no máximo, haveria trabalho para cerca de 5.000 pessoas - 500 trabalhadores qualificados em diferentes tipos de trabalho e 4.000 trabalhadores comuns, sem contar os trabalhadores que seriam necessários para a construção de pontes ou o número que Não foi possível calcular.
Certamente, a Duma da cidade era, como antes, hostil ao movimento desempregado e aos desempregados em geral. Mas as organizações bolchevistas eo Conselho dos Desempregados tinham conseguido suscitar um forte sentimento a favor dos desempregados entre todos os grupos pequeno-burgueses e particularmente entre todos os trabalhadores de São Petersburgo. Portanto, o conselho municipal foi forçado a esconder sua hostilidade por trás desse ostensivo desejo de ajudar todos os desempregados organizando o trabalho público.
Em seus discursos, os vereadores disseram que os desempregados estavam justificados em suas demandas e declararam que a caridade era uma forma mais perniciosa de ajudar as pessoas acostumadas a ganhar seu pão com o trabalho honesto. Eles também disseram que o trabalho público não diminuiu a dignidade dos desempregados; Pelo contrário, aumentou o seu moral e, portanto, teve de ser desenvolvido em primeiro lugar.
Nenhuma voz foi levantada contra as exigências dos trabalhadores. Após o debate, a Duma aprovou por unanimidade uma resolução que dizia:
1.     Estabelecer uma comissão especial composta por doze membros para elaborar um plano de organização do trabalho público e elaborar medidas para prevenir o sofrimento causado pelo desemprego.
2.     Que a comissão coopte representantes dos trabalhadores e das organizações que foram ouvidas na reunião anterior, para participar nos seus trabalhos.
3.     Que a comissão considere todas as propostas apresentadas pelos vereadores na presente reunião.
4.     Solicitar permissão para estabelecer um comitê executivo composto por um presidente e doze membros para gerenciar a organização eo desempenho do trabalho público.
5.     Para avançar 500.000 rublos imediatamente para o propósito de iniciar o trabalho acima mencionado, a ser administrado pelo Conselho até que o comitê executivo é nomeado.
Os vereadores e as Black Hundreds estavam tão ansiosos para mostrar aos desempregados a sua simpatia, que um desses Cidadãos Negros, depois de ouvir as propostas, declarou:
"Por que apenas 500.000? Acho que um milhão de rublos devem ser avançados quando as pessoas estão morrendo de fome. "
A resposta foi que o 500.000 era apenas um começo e que mais tarde a Duma poderia mesmo avançar um milhão e meio, ou mais, se necessário.
Na mesma reunião da Duma, uma comissão dos desempregados foi eleita com o conselheiro EN Kedrin como o presidente. Os conselheiros NN Shnitnikov, NP Fedorov, Petrunkevich, Falbruk, Planson e outros também foram eleitos membros da comissão. Quando a sessão da Duma foi suspensa, Kedrin veio para felicitar a delegação por seu sucesso e sugeriu que nomeassem três pessoas para representá-los na comissão. Mas os delegados declararam que os trabalhadores concordariam em fazer parte da comissão, desde que tivessem um número de representantes igual ao dos conselheiros municipais e que eles deveriam ter o direito de votar na comissão. Kedrin brilhou, e começou a se opor à nossa demanda. Finalmente, ele nos informou com raiva que, nesse caso, eles teriam de trabalhar sem representantes dos trabalhadores. Toda a delegação foi para as portas. Mas Kedrin pensou melhor. Ele correu atrás de nós, parou, e disse:
"Senhores trabalhadores, a comissão julgou oportuno aceitar a vossa proposta.Você está satisfeito?"
A delegação respondeu que considerava a questão resolvida e tomaria parte nos trabalhos da comissão preparatória.

NA MESA REDONDA COM A BOURGESIA

A comissão da cidade e os representantes dos desempregados começaram a trabalhar no dia seguinte. Decidiu-se investigar a ajuda que já estava sendo dada aos desempregados: descobrir quantas refeitórios havia e aumentar seu número. Um grande número de desempregados, jogados nas ruas, encontraram abrigo em casas de alojamento, mas os seus filhos tinham sido enviados para ficar com camaradas que tinham permanecido no trabalho; Famílias foram assim quebradas. Foi decidido que seria necessário tomar alguma medida para ajudar os desempregados a pagar o aluguel. A questão de ajudar os desempregados a resgatar os seus pertences das casas de penhores, particularmente as máquinas de costura e as roupas íntimas, foi também discutida e decidida em sentido afirmativo.
A comissão reservou 175.000 dos 500.000 rublos colocados à sua disposição para cuidar das necessidades imediatas. Este dinheiro foi atribuído para os fins delineados. A Duma, em 21 de abril, considerou e aprovou o plano de ação elaborado pela comissão em sua reunião de 19 de abril. Isso foi:
1.     Dar ao conselho municipal o direito de isentar os desempregados de pagar certas taxas locais a pedido da comissão.
2.     Não permitir que nenhuma propriedade não resgatada nas casas de penhores municipais, pertencentes aos desempregados, seja vendida antes de 21 de junho. Além disso, cancelar multas por atraso de juros e adiar o pagamento de juros por três meses.
3.     Permitir que o conselho municipal, a critério da comissão preparatória da Duma, use os 175.000 rublos avançados pela Duma da Cidade em 12 de abril: (a) para o fornecimento de alimentos aos desempregados; B) Para a construção e arrendamento de edifícios em que as mulheres e os filhos dos desempregados sem abrigo possam encontrar abrigo temporário; (C) para o adiamento dos juros cobrados dos desempregados por coisas penhoradas em casas de penhores particulares. "
A comissão e o Conselho de Desempregados começaram imediatamente a distribuir esse dinheiro entre os desempregados. Os 175.000 rublos foram gastos nos primeiros dois meses com comida, aluguel e casas de penhores.
O fim organizador da despesa de dinheiro foi deixado à comissão que, com o consentimento do Conselho de Desempregados, transferiu esta função para a união de engenheiros que tinham organizado um comitê para ajudar os desempregados seis meses antes. O Conselho de Desempregados manteve o direito de controlar a atividade desta comissão e a gestão geral da obra. A comissão da Duma foi para receber o dinheiro do tesouro da cidade, transferi-lo para o comitê, verificar sua conta e, em seguida, fazer um relatório na Duma.
O trabalho difícil de organizar salas de jantar para os desempregados caiu à comissão para alimentar os desempregados. Durante este período, a comissão abriu 33 salas de jantar e forneceu três milhões de refeições aos desempregados. O número de refeições distribuídos em junho foi de 495 mil; Em julho, 631.000; Etc. Em junho e julho, houve 16-20 mil refeições diariamente. O Conselho de Desempregados decidiu não levar esse trabalho difícil sobre si mesmo porque isso desviaria grande parte de sua força que ele precisava para outro trabalho de agitação e organização.

A DUMA MUNICIPAL FINANCIA GREVES

O dinheiro para ajudar os desempregados a pagar o aluguel veio diretamente dos vereadores da Duma e foi pago de acordo com listas elaboradas pelos conselhos de desemprego com um membro do comitê executivo do Conselho de Desempregados ou representantes do conselho de distrito, Supervisão. Os vereadores e os representantes do Conselho reuniram todos os desempregados do distrito que receberam alívio e lhes deram dinheiro contra recibos. Muitos dos desempregados eram analfabetos, e alguns colocavam cruzes, alguns assinavam para outros, etc.
Enquanto isso, em todos os distritos de São Petersburgo havia se desenvolvido um amplo movimento de greve. As greves eram políticas e não econômicas. Estes novos quadros de desempregados juntaram-se às nossas fileiras. É claro que o Conselho do Desempregado ajudou na preparação das greves, pois os próprios sindicatos ainda eram muito fracos e dificilmente poderiam ter apoiado os grevistas. Assim, juntamente com as greves no distrito de Vyborg, tivemos também de organizar assistência financeira para os grevistas. Para eles, duas semanas sem trabalho significavam fome, a menos que recebessem alguma ajuda. Tínhamos acabado de elaborar uma lista de 500 pessoas no distrito de Vyborg que precisavam de ajuda para pagar o aluguel. Esta lista incluiu os grevistas necessitados da fábrica de Erickson. Mas antes que o conselheiro Shnitnikov chegasse com o dinheiro, eu aprendi que alguns dos grevistas na lista tinham voltado ao trabalho, tornaram-se quebra-greves. Havia 100 deles. Estávamos em um dilema. Se deixássemos a lista como estava, 100 grevistas receberiam o dinheiro; Se cruzássemos esses nomes, o conselheiro deixaria o distrito com o dinheiro que estava pronto para distribuir. o que era para ser feito? Deixamos a lista intocada, mas fizemos com que alguns de nossos grevistas memorizassem esses nomes para que pudessem responder a eles quando o vereador os chamou e recebeu o dinheiro. Todos os desempregados alinhados "no corredor dois por dois. O vereador começou a chamá-los em seu escritório individualmente, um após o outro, e em nossa presença deu uns 5, outros 8, ainda outros 10 rublos, de acordo com o número em sua família, e nossa sugestão. Tudo correu bem até que Shnitnikov chegou a Petrova. Ele a chamou e perguntou:
"Petrova, quanto você deve receber?" E a mulher respondeu:
"Eu não sou Petrova, sou Samoilova."
Eu olhei para ela. Que bagunça ela estava nos fazendo entrar! Ela entendeu, ficou confusa, e depois gaguejou:
- Sim, sim, sou Petrova.
Mas era tarde demais. Shnitnikov, um advogado, compreendeu imediatamente que algo estava acontecendo. Ele se virou para mim:
- O que é isso, Sr. Malyshev, o que está acontecendo aqui? - Nada em particular, Nikolai Nikolaevich. Os nomes foram substituídos por outros, porque descobrimos, na investigação, que aqueles que estavam no primeiro plano eram menos necessitados do que esses.
"Não, há algo de criminoso acontecendo. São bolcheviques desempregados; O diabo sabe o que você está fazendo conosco.
Mandei a mulher trabalhadora para longe e disse bruscamente que nada de criminoso tinha sido feito e que não havia nada para ser irritado.
"Se você não quer distribuir o dinheiro, saia do distrito."
Rapidamente se apoderou do dinheiro que restava (ainda havia 50 ou 60 rublos não distribuídos) e, sem despedir-se, saiu correndo da sala gritando:
"Isto é tudo o que vocês fazem bolchevique! Você levou a Duma da cidade a cometer atos criminosos! "
Nós só rimos. Os trabalhadores se dispersaram, jurando à mulher trabalhadora que não conseguia se lembrar do nome sob o qual ela deveria receber dinheiro. Mas esse foi o único caso que permitiu aos vereadores saber que substituímos pessoas por outros. Na verdade, houve muitos desses casos. Fizemos isso regularmente e fomos capazes de apoiar todas as greves que estouraram em São Petersburgo em 1906 e parte de 1907 desta forma. A maioria das greves, a maior delas, as greves dos dockers, os cabens, a fábrica de telefones de Erickson, e outros, com os fundos da Duma da cidade.
A Duma da cidade gastou quase quatro milhões e meio de rublos em alívio direto para os desempregados e o trabalho público do qual falarei mais tarde. As despesas com o trabalho público foram adequadamente verificadas. O dinheiro gasto para manter salas de jantar para os desempregados também foi devidamente verificado. Mas em outros itens menores, as contas estavam em péssimas condições e isso nos permitiu usar alguns dos fundos da cidade para greves e outros fins semelhantes. Tivemos uma lista que, com exceção de duas ou três assinaturas, foi assinado inteiramente com cruzes. Colocamos mil cruzes na lista - e isso é tudo que havia para fazer! Os vereadores, é verdade, perguntariam aos desempregados:
"O que, você é analfabeto, também?"
E o trabalhador responderia:
- Sim, sou analfabeto. Não é minha culpa; Você não nos ensinou a ler ou escrever.Apenas cinco por cento. Dos trabalhadores, pode ler e escrever, e eles estão no trabalho. Os que estão desempregados são todos analfabetos. "
Os vereadores olhariam para cima, um pouco surpresos, mas então continuariam com os desembolsos.
Dois anos e meio depois, depois de ter voltado para São Petersburgo da prisão, conheci o secretário da missão da Duma. Ele me pediu para entrar no edifício da Duma. Eu fora proscrito, mas ele prometeu que eles não iriam desistir de mim. No escritório da comissão, eu vi nossas listas com as cruzes; Eles foram distribuídos em grandes mesas.
"Como é," perguntou o conselheiro, "que todas essas cruzes são iguais? Se fossem escritos por pessoas diferentes, seriam diferentes uns dos outros, não é?"
Foi realmente surpreendido com esta pergunta e foi uma perda de uma resposta. Eu lhe disse que os operários eram martelistas, ferreiros, montadores, e assim por diante: todos que faziam trabalhos pesados, e que talvez por isso todas as cruzes que haviam posto apresentassem as mesmas características. O senador, um membro da comissão, levantou os olhos do papel, olhou para mim, pensou um pouco, e então disse:
"Talvez você esteja certo; Sim, não tem outra explicação."
Desejei-lhes sucesso e deixei a comissão. Duas semanas mais tarde, esta mesma secretária informou-me que a comissão de auditoria tinha decidido apresentar apenas um relatório provisório sobre estas contas, uma vez que era impossível fazer a conta das contas e que, após o relatório da Câmara Municipal, Seria colocado nos arquivos.

O ATRASO NA ORGANIZAÇÃO DAS OBRAS PÚBLICAS

O Conselho de Desempregados não só organizou refeitórios, forneceu comida, avançou dinheiro para o pagamento de aluguel e para resgatar bens das casas de penhores, mas passou todo abril e maio na preparação de trabalhos públicos e manteve martelando na comissão de desemprego, Ao Conselheiro Kedrin e à Duma da Cidade, para que acelerassem a organização deste trabalho. Mas a Duma da cidade começou a mudar sua atitude para com os desempregados. Os Cadetes e as Centenas Negras que tinham aparecido tão ansiosos para ajudar no dia 12 de abril começaram a obstruir o início de trabalhos públicos, tanto quanto possível.Eles haviam superado o susto que tiveram quando invadimos a Câmara Municipal, e agora queriam limitar a ajuda aos 500.000 rublos que eram então votados. O astuto advogado Kedrin estava cumprindo suas instruções dos capitalistas para liderar os trabalhadores pelo nariz e adiar uma decisão sobre a questão central da organização do trabalho público. A polícia ea polícia secreta começaram a interferir consideravelmente com as organizações desempregadas. Consequentemente, houve fortes confrontos quase todas as semanas entre a comissão e o Conselho de Desempregados. Finalmente, o Conselho de Desempregados apresentou a seguinte resolução à comissão em nome dos desempregados de São Petersburgo.
A atividade da Duma nas últimas duas semanas não está em conformidade com as promessas feitas em 12 de abril. Todos os seus esforços são para inventar atrasos e pretextos para evitar as obrigações que assumiu sobre si. Entretanto, nem o desemprego, a fome nem a impaciência dos desempregados diminuíram. Os desempregados são armadilhas e traição nos actos da Duma. Portanto, os representantes dos trabalhadores perguntam claramente aos vereadores: Eles pretendem cumprir suas promessas ou não? Pretendem arrastar a questão para fora indefinidamente ou, finalmente, para os negócios, e principalmente, a Duma pretende organizar o trabalho público? Se os conselheiros da Duma continuarem adiando o trabalho e evadirem suas prioridades, que eles não esperem que os representantes dos trabalhadores os apoiem em sua traição. Os representantes dos trabalhadores deixam uma mão livre para tomarem as medidas que considerem adequadas. "
Esta declaração despertou a indignação dos vereadores. Eles fu med, e nos chamou ingrates. A maioria ameaçou renunciar à comissão. Mas logo a tempestade caiu e eles voltaram a trabalhar. Muito pouco foi feito, no entanto. Propôs-se que o Conselho de Desempregados renunciasse à comissão como protesto contra esses atrasos, mas isso não foi apoiado. Em seguida, o Comitê Executivo foi encarregado de notificar a Duma da cidade que a comissão não estava tratando a questão do trabalho público como deveria. O Comitê Executivo aprovou a seguinte resolução sobre esta questão em 9 de maio de 1905:
"O Comitê Executivo insiste firmemente em que a organização do trabalho público deve ser realizada imediatamente e com a máxima energia. O Comitê Executivo adverte a Duma sobre o inevitável choque que deve ocorrer no caso de este trabalho não ser organizado, mas o Comitê Executivo não se responsabiliza por isso ".
Esta resolução foi enviada à Duma da cidade, mas teve pouco efeito; Kedrin não deu passos para acelerar o trabalho. Finalmente, o Conselho de Desempregados informou Kedrin e a Duma em uma resolução especial que considerou a presença adicional de Kedrin na comissão prejudicial à organização apropriada do trabalho público e insistiu que Kedrin seja removido da presidência da Comissão. Naquela época, houve uma série de outros confrontos com Kedrin e ele foi fon: ec.1 para enviar em sua renúncia.
A primeira comissão de desemprego consistia em importantes serventes de capital - o advogado Shritnikov, Planson, Kedrin, alguns engenheiros e um professor, Falbruk. Estas eram as pessoas que se consideravam defensoras dos interesses das massas. E se nós, sentados a uma mesa com eles, não tivéssemos a escola revolucionária bolchevique, mas os tivéssemos observado e escutado com a boca aberta, em vez de lutar com eles, teriam indubitavelmente hipnotizado desde o início eo trabalho Da organização do trabalho público teria sido arruinada. Por isso, quando o mais destacado advogado da lista, Eugene Ivanovich Kedrin, percebeu que era impossível nos enganar e, abertamente, veio para adiar o trabalho público, foi expulso da comissão com censura pública. E continuamos nossa linha bolchevique de trabalho público exigente. Com a ajuda dos técnicos do sindicato dos engenheiros, que simpatizavam conosco e tinham conexões na Duma da cidade, encontramos os projetos de trabalho que o Du ma havia elaborado nos arquivos técnicos da Duma.
Nós mesmos é projetos cobertos nos arquivos da Cidade Duma no total de 5.600.000 rublos. Encontramos nove projetos completos para novas pontes para São Petersburgo, sobre os quais os bondes elétricos passariam. Estas pontes eram: Mikhailovsky, Silin, Viedensky, Kamrnno-ostrovsky, Pantcleimonovsky, Kharpovitsky, Rizhsky, Alarchin, Varshavsky. Nós arrancamos os projetos para a construção de três novos mercados dos arquivos - Sitnikovsky, Lotsmansky e Arsenal, bem como projetos concluídos para a construção de um abatedouro, para o esquema de abastecimento de água Novoderevensky, um projeto para levantar o porto de Halerna , O aquecimento do bonde, a construção de reboques, os motores para carros, os cabos para os carrinhos, etc. Alguns dos trabalhos que concedeu não puderam ser feitos pelos desempregados, mas a maior parte resolvemos usar, uma vez que os desempregados podiam Lidar com esse trabalho. Havia muitos trabalhadores mortos entre nós - montadores, caldeireiros, marceneiros, carpinteiros, giradores, etc.
O trabalho que tínhamos em mente precisaria de 6.000 pessoas, e além disso, havia trabalho a ser feito no levantamento do porto Halerna que duraria por um período considerável. Quando começamos a trabalhar na comissão a forma que este trabalho devia tomar, nós nos encontrávamos contra a obstinação da comissão, particularmente dos conselheiros que tinham tendências partidárias social-revolucionárias e nacional-socialistas. Estes vereadores socialistas insistiram, e toda a comissão apoiou-os, para que tome o trabalho em um artel [4] base, que organizamos todos os desempregados de acordo com sua especialidade em artels, e, depois de receber o número necessário de engenheiros e técnicos A partir da união de engenheiros, iniciar este trabalho em contrato. Insistiram que outro, sábio a Duma não poderia dar seu consentimento, porque alguma pessoa jurídica deve ser feita responsável para o trabalho que envolve quantidades tão grandes. Era impossível simplesmente entregar o trabalho a alguém sem entrar em algum tipo de relações contratuais, argumentaram os vereadores. Em suma, os advogados, os membros da comissão, os funcionários capitalistas, embora alegassem ter ganhos socialistas, consideravam-se, no entanto, representantes da burguesia e propuseram formas de trabalho que melhor serviriam a esses interesses. Planson foi o principal iniciador deste dispositivo artel. Ele elaborou todos esses formulários para levar a cabo o trabalho, introduziu um tribunal de arbitragem para a resolução de disputas, as formas de receber este trabalho, etc.
Alguns membros do Conselho de Desempregados, que foram influenciados pelos mencheviques e social-revolucionários, eram a favor da aceitação desta forma de trabalho. Mas o Conselho como um todo e seu comitê executivo perceberam que o trabalho realizado através de contratos seria um grande infortúnio para os desempregados e talvez até resultaria em uma completa desagregação de toda a obra pública cuja promessa tinha sido obtida com tal esforço Pelo proletariado de São Petersburgo.
Em primeiro lugar, seria necessário organizar os desempregados numa artel legalmente competente. Até o momento, nós tínhamos feito que o trabalho em si teria escapado de nossas mãos. Por fim, os operários, ao assumirem toda a carga e a responsabilidade por esses artels, talvez não consigam arranjar o trabalho imediatamente e podem estragar alguns empregos e assim dar à comissão de desemprego e aos conselheiros um pretexto para interromper completamente o trabalho público. Portanto, discutimos em grande extensão, em todos os lugares, como o trabalho devia ser feito; Discutimo-lo nos conselhos de desempregados centrais e distritais e nas fábricas e fábricas. Foi somente depois de termos analisado cuidadosamente esta questão que a levamos para decisão ao Conselho de Desempregados. O Conselho de Desempregados se opôs categoricamente a que os desempregados realizassem o trabalho público sob a forma de contrato de arrendamento. Em 7 de maio, decidiu, em vez disso, exigir que a Duma Da cidade assumir a responsabilidade total para realizar o trabalho.
O Conselho aprovou então uma série de resoluções sobre as condições em que o trabalho público deveria ser organizado. Depois de analisar minuciosamente a questão do trabalho público proposto pela Duma e como fazer o melhor uso dos desempregados, o Conselho decidiu que o trabalho público proposto era apenas uma parte insignificante do que a cidade deve fazer para melhorar o saneamento e bem-estar da cidade. Renunciou a toda a responsabilidade pelos defeitos administrativos e técnicos do trabalho proposto, rejeitou o princípio de fazer o trabalho sob a forma de artel-contrato e exigiu que a Duma organizasse imediatamente o trabalho público e observasse as seguintes condições:
1.     O dia de 8 horas.
2.     Proibição de horas extraordinárias.
3.     Estabelecimento de um salário diário.
4.     Observância de todas as condições sanitárias e higiênicas necessárias no trabalho.
5.     Emprego a atribuir aos desempregados inscritos na indicação do Conselho de Desempregados.
6.     Direito de controlar todos os assuntos internos das oficinas pelos representantes dos trabalhadores.
A rejeição do Conselho de Desempregados à forma de trabalho artel-contrato exasperou a Duma da cidade. Os vereadores insistiam em que continuássemos trabalhando através de artels e até ameaçávamos que, se não concordássemos em continuar o trabalho dessa maneira, a Duma não organizaria nenhum trabalho.

UM NOVO ATRASO

Por esta altura, tínhamos motivos para suspeitar que a Duma não iria realizar a sua decisão de 12 de abril. Todas as centenas negras começaram a organizar energeticamente contra o Conselho de Desempregados. A imprensa, tanto liberal como negra, começou a criticar-nos severamente e a despertar o sentimento contra os desempregados. Toda a imprensa capitalista aproveitou a nossa recusa em aceitar o trabalho com base no contrato do artel para atacar os bolcheviques e argumentou que nós, os bolcheviques, usávamos esse movimento de desempregados para nossos objetivos políticos.
O Conselho de Desempregados aproveitou todas as oportunidades para expor a conduta insolente do capitalista e, em particular, a imprensa dos cadetes e sua tentativa de defender os interesses da burguesia de tal modo que eles estavam dispostos a perturbar o trabalho público que já havia sido decidido Pela Duma de São Petersburgo.
Mas vários papéis ainda estavam conosco e também tivemos o nosso papel Bolchevique Volna e outro através do qual continuar a luta. Através deles, particularmente através de Volna, expusemos a conduta monstruosa do Cadete e da imprensa liberal e conseguimos um pouco dissipar seu efeito.
Assim, todo o mês de maio passou. O início de junho encontrou o estado da organização do trabalho público, mas ligeiramente mudou eo problema não resolvido. Não restava nada para o Conselho de Desempregados e seu Comitê Executivo, mas para começar, com a ajuda da organização do Partido Bolchevique, uma campanha ativa nas fábricas, e para fazer pressão sobre as massas dos trabalhadores no governo e sobre Os grupos pequeno-burgueses, e particularmente na Duma da cidade. Uma vez que a nossa organização continuou a crescer mais forte e foi capaz de exercer pressão contínua sobre as autoridades de São Petersburgo, a Duma teve que eleger alguns vereadores adicionais para a comissão. Em 29 de maio, encomendou a este Comitê Executivo ampliado sobre a organização e gestão do trabalho público para fazer o trabalho que havia na cidade.
Por esta altura chegámos ao fim do dinheiro que a Duma da cidade tinha libertado para a manutenção de salas de jantar e para outras formas de alívio para os desempregados. Mas a Duma não fez novas concessões. Havia rumores de que o Ministério do Interior havia enviado instruções à Duma da cidade para não fazer muitas concessões aos desempregados. A situação ficou muito séria.
Aumentámos a nossa pressão sobre a comissão através da imprensa. Adoptamos uma série de outras medidas. Começamos a ativar o movimento dos desempregados.
Os desempregados estavam em uma posição extremamente grave. Obrigamos a comissão da Duma a informar a Duma da cidade sobre a gravidade da situação e a exigir ou "implorar" fundos para manter as salas de jantar durante o verão. O grupo que administrava as salas de jantar estimou que eram necessários 180.000 rublos por três meses para 18.000  refeições diariamente a 15 kopeks para um jantar. Além disso, fizemos a comissão ir à Duma para pedir dinheiro para ajudar os desempregados a pagar o aluguel - 12.000 famílias por três meses - 180.000 rublos. Exigimos em todos os 360.000 rublos para o verão. A comissão de desempregados redigiu o seu relatório nesse sentido e o apresentou à Duma.
Mas a Duma não pretendia levá-lo; Nem se apressou para começar a trabalhar. Nós levantou uma fileira na comissão e exigiu que uma reunião especial seja convocada. Realizou-se uma reunião especial e, por meio dela, pressionamos a Duma a ceder dinheiro para o pagamento do alívio e, principalmente, a organizar o trabalho público.
Por fim, no final de maio, os vereadores se recusaram condicionalmente a assumir qualquer responsabilidade pelo trabalho e exigiram que encontrássemos algum modo de fazer este trabalho pelo qual seríamos responsáveis ​​por ele. E, em 29 de maio, a Duma, depois de ouvir o relatório da comissão de desempregados e a decisão dos conselheiros municipais, aprovou uma série de resoluções que, à primeira vista, pareciam aceitáveis. Estas foram as seguintes:
1.     Reafirmar o direito da comissão executiva de dar a todos os desempregados todo o trabalho já contratado ou para o qual a permissão da Duma não era necessária.
2.     Propor ao município e à comissão executiva que só trabalho que a comissão sobre a organização do trabalho público não fina k pode continuar a ser dadas em contrato no futuro.
Mas logo descobrimos que essa decisão só afetava os trabalhos de reparação, e a organização do trabalho público, mesmo depois de ter sido adotada esta excelente resolução, não conseguiu mais.
Dias e semanas passaram. Foram realizadas reuniões semanais gerais dos desempregados, e especialmente dos trabalhadores nas fábricas e fábricas, para discutir a situação, e foram aprovadas resoluções censurando a conduta vergonhosa da Duma da Cidade em relação aos desempregados. A Duma estava empenhada em adiar e anular todos os esforços para fazer esse trabalho.
A comissão executiva ficou tão ousada que até decidiu não convidar os representantes do Conselho de Desempregados para as reuniões.
O Conselho de Desempregados, em sua reunião de 31 de maio de 1906, decidiu levar o assunto à tona. Uma resolução foi aprovada, convocando uma reunião conjunta da comissão executiva, os representantes do Conselho de Desempregados do sindicato de engenheiros e do escritório central dos sindicatos.
Esta resolução foi transmitida à comissão executiva, mas, por insistência das Centenas Negras, ignorou-a. Mais uma vez, uma reunião geral da cidade do Desemprego Conselho foi chamado. Novamente, decidiu-se exigir que a comissão executiva dissesse se levaria ou não a obra pública. Mas a comissão do desemprego ignorou essas resoluções e decisões do proletariado.
Os desempregados ficaram impacientes e a indignação foi despertada. Os distritos começaram a exigir que o Conselho tomasse medidas mais eficazes para forçar a Duma e a comissão executiva a agir. O Conselho de Desempregados tentou evitar que grupos individuais de desempregados fizessem qualquer movimento provocativo, fazendo ao mesmo tempo tudo o que pudesse para pressionar a Duma da Cidade. O espírito prevalecente nos distritos era tal que o Conselho de Desempregados teve de distribuir folhetos a todos os trabalhadores de São Petersburgo, instando-os a manter a calma. Isto foi em 10 de junho de 1906. Neste folheto, o Conselho disse:
"O Conselho de Desempregados não esconde das massas que a Duma está apenas procrastinando, está apenas brincando com os desempregados e não tem nenhuma intenção de manter suas promessas. Mas o Conselho não rompeu seu contato com a Duma porque fazer isso significaria jogar nas mãos daqueles que querem provocar os trabalhadores a uma ação prematura. É exatamente isso que os inimigos da classe operária, sedentos de sangue proletário, estão esperando.
"No presente, a provocação dos desempregados aumentou ao mais alto grau. O Ministro do Interior deu ordens especiais à Duma e aos vereadores para que não fizessem concessões aos desempregados. Seu objetivo é bastante claro: provocar os desempregados
A uma ação prematura no momento em que os camaradas empregados não estão prontos para ajudá-los, ea Duma, é claro, faz prontamente o que o Ministério quer que ele faça. No entanto, não nos permitiremos ser provocados pela Duma.
Sabemos muito bem que a visão do sangue dos operários não assusta nossos inimigos, mas os faz regozijar. Sabemos isso muito bem para tomar uma atitude irrefletida que permitisse aos que desejam que nosso sangue esfregue as mãos e digam: "Nosso ardil foi bem-sucedido. Os trabalhadores não esquecerão esta lição rapidamente, não se recuperarão rapidamente, não renovarão sua organização rapidamente. " - Não daremos prazer aos provocadores.
Nada de drástico deve ser feito enquanto o Conselho de Desempregados não nos convidar a fazê-lo.
"Esta deve ser a primeira regra a ser observada por todos os desempregados. Mas o Conselho de Desempregados, percebendo a gravidade da situação, não deixará de dar esse passo quando chegar o momento e o levará somente em estreita ligação com as massas trabalhadoras ".
Quando este rascunho do panfleto foi lido no Conselho de Desempregados, alguns setores do Conselho, de espírito mais anarquista e social-revolucionário, ficaram insatisfeitos; Eles não achavam isso suficientemente resolvido. Houve uma separação. Exigiram que o Conselho tomasse medidas mais decididas, forçasse a Duma, etc., etc. Mas a poeira levantada pelos social-revolucionários anarquistas foi varrida quando uma votação foi tomada.

NO TERCEIRO MOMENTO OS DESEMPREGADOS INVADEM A DUMA

O Conselho Desempregado decidiu enviar uma delegação à Duma, e manter a sua decisão um segredo completo. Eles se reuniram em 12 de junho e elegeram uma delegação de oitenta membros, cinco representantes dos desempregados e cinco dos trabalhadores de cada distrito.
A delegação não era acompanhada pelas massas, e era para obter uma resposta clara e definitiva do Du ma se haveria trabalho ou não.
E às 14h de 12 de junho, uma delegação de 75 pessoas se reuniu e partiu para a Duma. Ele dividiu-se em dois grupos de tamanho aproximadamente igual, cada um com um líder para dirigir e aconselhá-lo.
A visita à Duma foi planejada da seguinte maneira: os dois grupos da delegação iriam para a Sala da Duma simultaneamente, mas através de portas diferentes, e exigiam que os vereadores ouvissem os representantes da delegação que designaria então e lá para Prosseguir as negociações. Se os vereadores correrem para as portas, a delegação os impedirá de sair e dizer meio brincando: "Não tenham medo! Não fuja! "
O primeiro grupo veio pela entrada dos tesoureiros, pela porta direita; O segundo foi fazer o seu caminho para o Alexandrov Hall e entrar no salão de reuniões através da porta esquerda. Ambos os grupos iriam entrar no salão silenciosamente, ao mesmo tempo e em ordem absoluta, com os líderes na cabeça. Tendo ocupado ambas as saídas da Duma, os grupos de delegação devem se reunir em frente à tribuna da Duma; Seus representantes devem dirigir-se à Duma e todos os discursos devem terminar com a pergunta: Será que os trabalhadores desempregados receberão o trabalho público prometido, ou não?
Este plano foi realmente um sucesso, embora o grupo que estava a vir através da porta da esquerda, através Alexandrov Hall, foi um minuto atrasado. Uma porta foi deixada desprotegida e os vereadores foram rápidos aproveitar este acidente. Tão vencido quanto viram cerca de quarenta pessoas vindo pela porta direita, o presidente da Duma suspendeu a sessão e todos correram para a porta da esquerda. Mas naquele momento o outro grupo apareceu de Alexandrov Hall e entrou na sala de reuniões da Duma.
Os vereadores se aglomeraram; O presidente Dimsha rasgou fora sua cadeia de escritório e correu de seu lugar; O prefeito tentou segui-lo. Os delegados falaram com eles, exortando-os a não terem medo. Eles disseram: "Nós vimos a vocês como representantes dos trabalhadores de São Petersburgo com a exigência de que vocês mantenham sua palavra e nos digam - haverá trabalho ou não? Não fuja. Não vamos tocar você.
Mas os vereadores não ouviram; Eles fizeram o seu caminho passado a delegação em Alexandrov Hall e empurrando uns aos outros, forçou o seu caminho para a porta. Os representantes dos trabalhadores os seguiram.
Quando os vereadores souberam que essas setenta e cinco pessoas estavam sozinhas e não havia mais delas na rua, acalmou-se um pouco. Alguns deles até começaram a conversar com os membros da delegação e fizeram-lhes perguntas, mas os delegados não falavam como indivíduos. Três representantes da delegação se ofereceram para negociar com o presidente da Duma, mas Dimsha não teria nada a ver com eles. Finalmente, alguns vereadores impuseram-no para ouvir a delegação, e Dimsha perguntou: "O que posso fazer por vocês, cavalheiros?" Os representantes dos trabalhadores responderam que tinham vindo em nome dos desempregados para perguntar à Duma quando A obra pública prometia que os desempregados seriam finalmente iniciados. E a seguinte conversa aconteceu:
Dr. MSHA: "Você deveria ter me dado uma declaração escrita, e eu teria colocado ele antes da Duma."
A DELEGAÇÃO: "Viemos até vocês porque já foram enviadas muitas declarações escritas e o trabalho não avançou. Você pode se dar ao luxo de esperar, mas a fome não espera por nada.
Dr. MSHJA: "No entanto, eu não vou admitir você para a sessão. É ilegal.

O SUPOSTO ARMAMENTO DOS TRABALHADORES

Enquanto essas negociações estavam acontecendo, alguém que percebeu que a Duma estava cercada pela polícia, soldados e cossacos correu para o Ministro do Interior para uma explicação. O governador da cidade, ao que parece, tinha informado o ministro que os trabalhadores tinham aparecido na Duma armados com os clubes e outras armas, cercaram a Duma, e estavam batendo acima os conselheiros da cidade.
Este relatório foi telefonado para a Câmara Municipal e Kedrin repetiu para as pessoas reunidas lá. Isso causou um rugido de riso. Recolhíamos imediatamente cerca de vinte bastões e guarda-chuvas que carregávamos, contávamos e oferecíamos aos vereadores, mas costumavam levá-los.
"Não, vamos desistir das nossas armas", declaramos, rindo. "Informe a quem quer que seja que os representantes do proletariado na Duma da cidade se desarmaram", e nossos camaradas entregaram os guarda-chuvas e as bengalas ao comissário.
Nessa altura, o chefe da polícia, alguns policiais e um corpo de policiais tinham aparecido em Alexandrov Hall. A Duma parecia um campo militar. Ninguém foi autorizado a sair ou entrar. A delegação do Conselho de Desemprego pôs-se de lado para considerar a situação e decidiu não sair do local nem entrar em negociações com os vereadores, a menos que a polícia fosse removida ea delegação fosse ouvida.
Alguém voltou ao Ministro e ao Governador para perguntar por que a polícia havia sido chamada. Alguns vereadores liberais começaram a repreender os outros. Eles apontaram para os trabalhadores e disse:
"Veja como os representantes dos trabalhadores se comportam. Nem uma única palavra supérflua, nem um único gesto supérfluo. E aqui, o diabo sabe o que está acontecendo hoje, uma verdadeira confusão. Precisamos pedir ao governador para remover a polícia imediatamente. "
Os conselheiros discutiram entre si por um longo tempo. Todos negaram ter chamado a polícia. Mas nós sabíamos melhor. Nossos representantes disseram, meio brincando, mas francamente, a eles:
"Vocês estão todos mentindo. Todos vocês chamaram a polícia e agora vocês negam.
Os vereadores insistiram que o prefeito e o presidente da Duma da cidade, Dimsha, pedissem ao governador que retirasse a polícia e os guardas da Duma da cidade. O prefeito e Dimsha disseram que pediriam imediatamente que a polícia fosse retirada da Duma. A delegação respondeu que não lhes pedia que o solicitarem em seu nome, mas por sua própria causa, para não se envergonharem mais tarde.
"Mas temos um pedido a fazer para você", acrescentou a nossa delegação. "Continue sua sessão e nos ouça."
O prefeito e o presidente Dimsha foram ao governador e de seu escritório informaram-nos que o regulador ouviu-se que uma multidão de trabalhadores tinha invadido a Duma e estava batendo acima os conselheiros da cidade.
"Se os vereadores", disse o governador, "não se consideram em perigo, e se não querem prender os trabalhadores, o governador concorda em chamar a polícia".
Dentro de cinco ou dez minutos, todas as forças armadas foram tiradas. Depois disso, em conversas mais pacíficas, a Duma chegou a um acordo conosco. A Duma concordou em receber uma delegação do Conselho de Desempregados em 14 de junho, mas apenas uma pequena.
Naquele dia, o comitê executivo do Conselho de Desempregados decidiu enviar uma delegação de catorze pessoas, dois representantes de cada distrito; Apenas dois deles falavam na Duma. A delegação foi encarregada de negociar com habilidade e não dar às Cem Negras qualquer desculpa para quebrar a reunião da Duma.
Quando a delegação compareceu na Duma no dia fixado, apresentaram uma declaração que tinha sido elaborada antes da aprovação do Conselho do Desempregado. Ele dizia o seguinte:
"A fim de investigar o progresso da organização do trabalho público e fazer um relatório sobre suas necessidades, os desempregados de São Petersburgo desejo de enviar uma delegação de duas pessoas de cada distrito para a reunião da Duma da cidade. Ao trazer isso à notícia do prefeito, os desempregados também querem salientar ao mesmo tempo que é absolutamente essencial para ele receber a delegação e dar-lhe uma audiência na reunião da Duma da cidade.
Tendo ouvido a nossa comunicação, a Duma decidiu dar uma audição aos representantes, mas ouviria os delegados dos desempregados apenas como peritos, por assim dizer.
Quando um de nós, que devia falar antes da Duma, no dia 1 de julho, começou a se aproximar da tribuna da Duma para falar com ela, Dimsha o deteve e insistiu para que ficasse abaixo. Não estávamos orgulhosos e concordamos em dizer o que tínhamos a dizer do chão.
O primeiro orador disse: "A Duma nos prometeu muito, mas até agora nada recebemos. A Duma organizou o registro dos desempregados. Os desempregados pensavam que estavam sendo registrados para o trabalho, mas não há trabalho. O único resultado deste registro é que agora a polícia e cada espião sabe quantos desempregados há na cidade. A comissão preparatória da Duma trabalhou muito tempo no projeto do trabalho público. Os desempregados achavam que iriam obtê-lo, mas por isso não receberam esse trabalho. E na cidade o trabalho está escorregando, como antigamente, para as mãos dos empreiteiros. A polícia fechou as instalações quando os desempregados realizaram suas reuniões. Começamos a nos encontrar fora da cidade, mas nos expulsaram de lá também, e nos prenderam. Estamos sendo despejados de nossas casas; As salas de jantar estão fechando. É tudo o que temos recebido da Duma. Você vai organizar o trabalho público finalmente? Você nos enganou, enganou-nos. Essas pessoas que você enganou nos enviaram aqui para trazer essa pergunta para você pela última vez - você vai começar o trabalho público ou não? "
O orador seguinte enfatizou a mesma coisa de uma maneira diferente e colocou a mesma pergunta - "Você vai começar o trabalho público ou não?" Então, falou um terceiro orador, o comissionado pelo Comitê Executivo para avisar a Duma dos resultados que poderiam resultar Se se recusasse a organizar o trabalho público.Este discurso despertou os conselheiros municipais para protestar.
"Uma segunda vez que falamos com você, cavalheiros vereadores", disse o orador, um representante dos desempregados. "Desde 12 de abril, temos trabalhado em suas comissões, trabalhou para cuidar das necessidades dos desempregados. As necessidades estão perto de nós desde que nós mesmos experimentá-los. Você não experimentou quer e não sabe o que é. Por que viemos uma segunda vez com a demanda por assistência aos desempregados? Nós, os mais conscientes trabalhadores de classe, somos revolucionários. Nós lutamos contra aqueles a quem você serve. Temos sofrido por esta luta e não vamos cessar essa luta até o fim. Sabemos o que é necessário para acabar com o desemprego. Mas a massa como um todo não sabe. Seu desemprego os leva a roubar e matar. Você tem medo disso. Eu não quero assustá-lo em falar sobre isso. Nós, a vanguarda dos trabalhadores, também o tememos. Temem por vocês mesmos, sua riqueza. Tememos por nossa força, pois tais coisas enfraquecem e perturbam nossas fileiras. Você deu as promessas de desempregados, não porque você reconheceu seu direito, mas porque você os temia. Nós entendemos isso bem, mas aceitamos essa ajuda. Transmitimos suas promessas de começar o trabalho público para nossos colegas de trabalho, mas desde que você tenha enganado os trabalhadores, não queremos parecer traidores com você. Se você não der esta ajuda aos desempregados agora, se você não fizer nada para começar o trabalho público, nós diremos a massa inteira dos desempregados que era mentiras que alimentaram suas esperanças. Você deve nos dizer, você vai começar o trabalho público ou não? "
A câmara estava cheia de barulho e agitação. Os vereadores gritaram ao mesmo tempo. As Centenas Negras rugiram; "Oh. . . Você veio para nos assustar! "
O presidente continuou a tocar a campainha. Muitas vezes, ele parou o orador, mas nosso representante, tendo terminado seu discurso, tirou um papel e começou a ler as exigências. A cadeira, o homem abruptamente cortou-o e declarou que a Duma não iria ouvir as exigências. Assim, nosso orador concordou em chamar essas demandas de "pontos" e então começou a resumi-los sem mais objeções do presidente.
1.     Organizar o trabalho público imediatamente.
2.     Os representantes dos trabalhadores na comissão executiva para participar na comissão preparatória,
3.     Estender a autoridade do executivo e dar-lhe o direito (a) de encontrar um novo trabalho para os desempregados e executá-lo. (B) satisfazer as necessidades urgentes dos desempregados através de ajuda no pagamento do aluguel, redenção de coisas nas casas de penhores, etc.
4.     Atribuir imediatamente o montante exigido para a satisfação das necessidades de todos os desempregados de São Petersburgo.
5.     Organizar imediatamente uma reunião de desempregados e reuniões distritais diárias regulares e tomar medidas para libertar os 200 trabalhadores presos por participarem nas reuniões dos desempregados ".
Depois que esses pontos foram lidos, Dimsha exigiu que os trabalhadores saíssem do salão. Quando aderimos a esta exigência, os vereadores, sob pressão dos liberais, decidiram permitir-nos sentar-se atrás do corrimão enquanto se tomava uma decisão sobre esta questão, apesar de o presidente, Dimsha, ter exigido que Saímos do corredor.
Os vereadores começaram a considerar nossas exigências. Alguns propuseram uma votação secreta, mas tiveram medo de decidir por cédula. Após a discussão, o presidente da Duma, Dimsha, colocou a pergunta:
"É a vontade da Duma da cidade para adotar a proposta sobre a comissão preparatória, ou seja, para organizar o trabalho e liberar dinheiro?"
Nenhum dos vereadores poderia se recusar a concordar com a proposta. Os deputados trabalhistas, pendurados sobre a grade, observaram a votação de perto. Quatorze pares de olhos brilhavam de raiva e ódio contra esses governantes da cidade. Muitos vereadores olhavam para a barra com medo. Dois conselheiros vermelhos pretos da cidade de Hund levantaram-se. O presidente perguntou: "Você está contra?"
Mas os vereadores, levantando os olhos para os trilhos e vendo que ninguém os apoiava, disseram apressadamente: "Não, não estamos para isso, para a proposta da comissão de auxiliar os desempregados".
A questão da assistência aos desempregados foi decidida de forma afirmativa e aprovada a seguinte resolução:
1.     Atribuir durante o verão a soma de 360.000 rublos para a manutenção de salas de jantar para os desempregados e para ajudá-los a pagar o aluguel.
2.     Adiar por mais três meses a venda da propriedade não resgatada dos desempregados.
3.     Encarregar o prefeito de propor ao Ministro do Interior que despesas adicionais para dar trabalho aos desempregados e fornecer-lhes alimentos e outras necessidades sejam financiadas pelo tesouro público.
4.     Encarregar o prefeito de iniciar as negociações necessárias para o pagamento das despesas de manutenção das salas de jantar para os desempregados.
Assim, o dinheiro foi obtido, e imediatamente após a permissão foi dada para iniciar o primeiro da obra pública, o levantamento do porto Halerna, para salvá-lo de ser sub, fundiu.

ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS

Depois de nossa visita à Duma, em 14 de junho, a organização do trabalho público avançou consideravelmente. Por uma série de razões políticas, o governo não queria despertar uma grande organização do proletariado, como o nosso, e ordenou que as Centenas Negras da Duma fizessem concessões. O dinheiro era destinado a alimentos, aluguel e outras necessidades dos desempregados, e a comissão executiva era encarregada de organizar o trabalho público. Mas isso não significa que tivéssemos realmente recebido este trabalho. Tivemos de continuar a exercer pressão sobre os conselheiros da Duma. Desta forma, abordamos nosso objetivo.
O porto de Halerna, o distrito onde a inundação estava subindo, teve que ser levantado em alguns lugares por meio de um metre e em outros mais. Se isso fosse feito por mão-de-obra e não por máquina, alguns milhares de trabalhadores seriam necessários. Tínhamos precisamente esse trabalho em mente, ou seja, mão-de-obra, e para o Outono este trabalho que deu emprego a mais de 1.000 pessoas foi iniciado. Além disso, organizamos oficinas públicas para fazer peças de pontes e outras construções metálicas no cais de Kagarinsky, no lado de São Petersburgo. Contratamos 1.500 trabalhadores em dois turnos nessas oficinas. Os desempregados bloqueados, que representavam em si uma massa unida e eram os líderes do movimento desempregado, estavam concentrados nessas lojas.
No final de 1906 começamos uma série de outros trabalhos, como a construção de alvenaria nas pontes Panteleimonvsky, Mikhailovsky e Varshavsky.
Todo o proletariado de São Petersburgo, através do Conselho Desempregado organizado, bem como dos conselhos distritais, seguiu o curso deste trabalho, ouviu relatórios quase diários sobre ele, discutiu-o e deu mais orientações e indicações. Durante os dois anos em que se realizou o trabalho público, os trabalhadores de São Petersburgo realmente organizaram e lideraram os empreendimentos industriais, designaram pessoas para ele, cuidaram de que as melhores pessoas fossem possuídas e supervisionassem o trabalho. Em uma palavra, eles viveram sua vida industrial e tentaram elevar o nível de produção para a altura necessária. Quando o trabalho público começou a quebrar porque se mostrou extraordinariamente expensivo, não rentável e incapaz de competir com outras empresas, o Conselho de Desempregados levantou a questão e chamou-nos que estavam a gerir o trabalho para descobrir como fazer o trabalho pagamento. O comitê de deputados do cais de Kagarinsky, de acordo com as instruções do Comitê Executivo do Conselho de Desempregados, introduziu uma forma de trabalho a peça que não violava os interesses coletivos do proletariado. Isso nos permitiu reduzir o custo de contratar o edifício de 7 rublos por unidade que tinha custado até então, para 2 rublos, 80 kopeks. Com a jornada de trabalho de oito horas ea auto-organização do trabalho, com o comitê de deputados dirigindo o trabalho em nome do Conselho de Desempregados, esta foi certamente uma grande conquista.
Esta economia de muitos milhares de rublos pelo proletariado de São Petersburgo foi de grande valor educativo para as massas operárias de São Petersburgo, e agora podemos dizer que muitos dos atuais dirigentes do governo soviético e da indústria soviética receberam sua Primeira lição prática neste trabalho. A questão da produção, da organização da produção, da direção técnica, etc. - questões que, sob outras condições, nunca poderiam ter surgido - tornou-se para as primeiras questões práticas do proletariado de São Petersburgo.
Além disso, essa obra pública nos ajudou a preservar a unidade do proletariado num momento em que a reação era mais negra, e a promover sua educação revolucionária. Com a organização do Conselho de Desempregados, desenvolvemos uma série de greves bem-sucedidas que incorporaram o espírito das massas proletárias e desenvolveram sua consciência de classe.
Durante um período de reação, de lockouts, de desemprego, são despertados antagonismos selvagens entre empregados e desempregados em um país capitalista. Durante esse período, ao longo dos dois anos de existência do Conselho de Desempregados, conseguimos, finalmente, eliminar todos os vestígios de antagonismo. No decurso dos seus dois anos de existência, a organização desempregada deu ao proletariado uma educação completa em matéria industrial e económica. Essa organização, que forneceu muitos líderes, não só os ensinou a organizar a produção, dirigi-la e alcançar o sucesso, mas ensinou-lhes a lutar contra os capitalistas em problemas cotidianos, mesmo sentados a uma mesa com eles. Ensinou-lhes como manter a sua linha revolucionária independente e correta e atingir seus objetivos de classe.
Durante o segundo semestre de 1907, a reação tornou-se cada vez mais negra. A maioria dos nossos trabalhadores partidários foi presa. Outros, arrancando-se do círculo do assédio de Stolypin, fugiram para o exterior.
E na prisão ou livre, começaram a observar o grande declínio da atividade revolucionária. O caso do Conselho de Desempregados foi um bom exemplo da situação. A maioria de nós, organizadores e líderes do Conselho de Desempregados e da obra pública da cidade, também foram presos ou foram subterrâneos. Todo o trabalho dos desempregados de São Petersburgo foi enfraquecido; Parte dos desempregados naquela época eram absorvidos pelas fábricas de São Petersburgo e outras ciências. Na primeira metade de 1908, fui informado na prisão que o governo tsarista tinha posto fim ao trabalho público. Mas quando o governo procedeu a fechar as oficinas públicas no cais de Kagarinsky, eles estavam tão assustados que antes que os gendarmes começassem seu trabalho, eles chamaram uma bateria de artilharia leve, em caso de emergência.

Notas
[1] Conselho da Cidade.
[2] primeiro e segundo nome de Lenin, pelo qual ele foi popularmente conhecido.
[3] Em Rússia nessa altura um sistema indireto de eleitores estava em operação."Os eleitores não votaram para candidatos a órgãos públicos, mas votaram em eleitores, e estes votaram por outros eleitores que finalmente votaram pelos candidatos.
[4] Um grupo de trabalhadores que trabalham em conjunto. Esta proposta teria convertido os desempregados em empreiteiros privados.