TRADUTOR

terça-feira, 8 de abril de 2014

POR UMA FRENTE ÚNICA ANTIGOLPISTA INTERNACIONALISTA NO PRIMEIRO DE MAIO!

Por um primeiro de maio de luta
contra o imperialismo e o golpismo!
Erwin Wolf e Humberto Rodrigues

A oposição burguesa PSDB, DEM, PSB, SDD, PSOL, apoiados por setores do PMDB, PDT e PP, estão aproveitando da crise da Petrobrás, fustigada pelo próprio imperialismo, para levar adiante um impeachment de Dilma através da CPI no Congresso Nacional. O Brasil sofre embrionariamente uma escalada golpista em meio a onda dos golpes parlamentares que ocorreram em Honduras, Paraguai e Ucrânia.

POR QUE O IMPERIALISMO AMEAÇA GOLPEAR UM GOVERNO TÃO VASSALO DO CAPITAL FINANCEIRO COMO O DO PT?

Na base da reação golpista está o fato de todas as medidas anticíclicas adotadas pelo governo Dilma para retardar a chegada da crise de 2008 ao Brasil terem colapsado e agora o imperialismo estar exigindo a aplicação dos famigerados "planos de ajustes" para aumentar a extorção nacional e a superexploração dos trabalhadores. A crise interburguesa entre o governo Dilma e o imperialismo (que tem como agentes de suas demandas a oposição burguesa), se dá porque o primeiro se nega a adotar tais medidas impopulares agora, em ano eleitoral.

Há mais de dois anos a LC já havia alertado "Medidas anti-crise de Dilma, matando a sede com água salgada" [ 1 ] porque o modo vassalo do governo do PT retardar o contágio do país pela crise estava potenciando seus efeitos quando ela chegasse. Os governos Lula e Dilma acentuaram a desindustrialização do Brasil, o endividamento das famílias trabalhadoras, as tendências semi-coloniais e agro-exportadoras [ 2 ]. 

Capas da revista britânica "The Economist"
2009: "O Brasil decola"; 2013: "O Brasil estragou tudo?"
O imperialismo encheu a bola, depois puxou o tapete,
pediu a cabeça do ministro da Fazenda e
arrancou uma inversão da política economica
de juros baixos para juros altos
Em 2009, a principal revista do capital financeiro anglo-saxônico comemorava "Brasil takes off" ("O Brasil decolou"), mas poucos anos depois, quando o governo Dilma não correspondeu as expectativas de manter as taxas de juros elevadas e se aproximou da China, "The Economist" disparou no sentido contrário: "Has Brazil blown it? (O Brasil estragou tudo?). A "Economist" exigiu a cabeça do Ministro da Economia brasileiro, Guido Mantega. Sob pressão o governo Dilma deu uma guinada em sua política econômica para atender aos especuladores, em 2013 voltou a praticar altas taxas de juros. Esta capitulação contribuiu também para o pífio resultado produtivo e provocou a disparada da dívida pública em 5,7% em 2013, batendo a marca inédida de R$ 2,2 trilhões. Então, acreditando que havia satisfeito os desejos do capital financeiro, em 02/04/2014 o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (COPOM) elevou em mais 0,25% a taxa de juros e declarou o encerramento deste ciclo de aperto monetário aberto em janeiro de 2013. Quatro dias depois, o Financial Times pressiona pela desestabilização do governo petista, exigindo um aumento superior aos atuais 11% da taxa de juros praticada pelo Banco Central brasileiro declarando que "a estratégia econômica do Brasil soa como uma sentença de morte” (06/04/2014) [ 3 ]. Corroborando com este cerco está também a máxima histórica do déficit comercial em janeiro/2014 [ 4 ] e o rebaixamento da nota de crédio do Brasil pela S&P, agências de classificação de risco  [ 5 ].

GOLPISMO, O BRASIL NA DISPUTA COMERCIAL GLOBAL DA NOVA GUERRA FRIA

Se no campo financeiro tudo que o PT tem feito não sacia o apetite do capital financeiro, no terreno comercial, o quadro ainda é mais conflitante, residindo aí outro elemento essencial a impulsionar a política golpista do imperialismo anglo-saxônico contra o governo petista. Nos referimos a nova guerra fria, na disputa mundial entre OTAN e o núcleo Eurásico, onde o Brasil já é, desde 2011, o maior parceiro comercial da China, que desbancou os EUA como principal comprador e vendedor para o Brasil.

Para a Inglaterra, nossa segunda metrópole, e para os EUA, nossa terceira, isto não pode continuar assim, é preciso reconquistar o Brasil, que mantém seus mais fortes vínculos financeiros com seus amos do norte, mas se "descarrilhou" comercialmente para o gigante do oriente desde a recessão instalada nos EUA e UE, epicentros das crise detonada em 2008. Agora, que as economias imperialistas esboçam uma frágil recuperação, "o Brasil precisa fazer a sua parte", senão os amos do norte trocam a fantoche de plantão por outro mais conveniente às suas necessidades.

AS MASSAS DEFENDEM HEROICAMENTE SUAS CONDIÇÕES DE VIDA

O ano de 2012 foi o ano da maior quantidade de greves das categorias. Em seguida, 2013 foi marcado por jornadas de lutas recheadas por greves de professores (em particular os de São Paulo, agrupados na APEOESP e SIMPEEM, Rio de Janeiro, SEPE, e Rio Grande do Sul, CPERS), bancários, metalúrgicos, trabalhadores do correio, que protagonizaram ferozes lutas de resistência. Em razão disso, o governo Dilma não conseguiu reverter a tendência recessiva de “PIBinho” para “PIBão” à custa da maior exploração do trabalhador.

Por mais que venha se esforçando, entregado estatais às privatizações, elevado o juros, precarizado o mercado de trabalho, o governo não conseguiu impor um plano de austeridade na medida e ritmo que contemplasse os apetites do imperialismo, não conseguiu revogar a CLT para informalizar o mercado de trabalho, não conseguiu aumentar os combustíveis e os transportes coletivos, não reduziu a maioridade penal. 


CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO BURGUESA BUSCAM SE CREDENCIAR
JUNTO A SUA CLASSE PROMETENDO AMARGAS MEDIDAS IMPOPULARES

O que Dilma vem evitando fazer, pelo menos até ganhar a eleição, os candidatos da oposição burguesa vem prometendo a sua classe cumprir tão logo possam, as medidas que vem sendo defendidas em campanha eleitoral junto a empresários e banqueiros pelos candidatos do PSDB e PSB-Rede.

“Aécio e Campos reconhecem que a decisão de desfraldar a bandeira da ortodoxia econômica terá um alto custo político e que adotarão medidas ‘amargas’ em suas eventuais gestões. O tucano chegou a dizer textualmente em um jantar com empresários na semana passada em São Paulo que está preparado para tomar ‘decisões impopulares’ e a passar quatro anos com ‘baixos índices de popularidade’. Em encontro recente com representantes de profissionais do turismo, Aécio defendeu a flexibilização da legislação trabalhista para o setor. Em outra ocasião, disse que a política de preços administrados - quando o governo define o preço de produtos como gasolina e energia – ‘tem efeitos colaterais perversos’. Campos ainda não foi tão explícito, mas seus aliados seguem na mesma linha. ‘Quem disser que 2015 será um mar de rosas estará mentindo. Será um ano duro e de muitos ajustes’, reconhece Beto Albuquerque. Para André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, os nomes escolhidos pelos dois pré-candidatos indicam que, em caso de vitória da oposição, serão feitos ‘ajustes severos’ na economia... ‘Politicamente a bandeira deles é difícil de ser vendida em uma campanha porque não tem apelo popular. Você teria que dizer para as famílias que elas terão que diminuir o consumo e que será necessário segurar o salário real, aumentar juros e diminuir o crédito’, explica André Perfeito. ‘Além disso, o Brasil teria de enfrentar um período sem a contratação de funcionários públicos e novos concursos vão acabar.’”
("Aécio e Campos tentam usar ajuste fiscal como trunfo", O Estado de São Paulo, 06/04/2014) www.estadao.com.br/noticias/impresso,aecio-e-campos-tentam-usar-ajuste-fiscal-como-trunfo,1149952,0.htm.

GOLPISTAS LANÇAM NOVA OFENSIVA ATRAVÉS DO PARLAMENTO

Golpe parlamentar no Paraguai
Se a população trabalhadora, reconhecendo que a corrupção faz parte de todos os governo patronais, incluindo os do PT, prefere seguir votando no partido de Lula porque teme que a vitória da direita signifique piores ataques aos suas condições de vida, se as denúncias de corrupção por si sós não comprometem o crescimento eleitoral do PT, se a oposição burguesa é incapaz de ganhar as eleições por meio do voto, então a direita e o imperialismo preparam um golpe de Estado parlamentar apoiados nos setores mais reacionários da sociedade brasileira, como o governo do tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, que apoiou a Marcha da Família, juntamente com a sua PM assassina, o Senador direitista mineiro Aécio Neves, que vem fazendo campanha abertamente, e o deputado golpista Jair Bolsonaro, com seus discursos na Câmara dos Deputados, todos vêm impulsionando o golpe direitista.

Todavia, a classe operária, apesar das direções burocráticas, conciliadoras e traidoras, como as da CUT, Força Sindical, Conlutas, etc. vem resistindo a pagar pela crise ao preço do aumento do custo de vida que os patrões e o imperialismo desejam, ela se defende realizando greves, juntamente com setores da classe média que saíram às ruas, em grandes manifestações e passeatas. Este ano de 2014 iniciou-se com a mobilização dos trabalhadores de correios, rodoviários de Porto Alegre e as greves vitoriosas dos trabalhadores da limpeza no Rio de Janeiro e, a exemplo dos primeiros, dos garis do ABC paulista.

A situação econômica está se agravando cada dia mais. Por exemplo, no ABC paulista está havendo a desindustrialização, um retrocesso da indústria na região, com demissões, com a burocracia sindical cutista, ao invés de mobilizar os operários por suas reivindicações e contra o golpe, correndo desesperadamente para Brasília, na tentativa de obter isenção fiscal para “ajudar” as montadoras estrangeiras, como noticia a imprensa local.
Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores, ao contrário de lutar contra o golpe, mobilizando os trabalhadores, aposta em manobras parlamentares para evitar a CPI da Petrobrás, política essa fadada ao fracasso, como aconteceu com Allende no Chile, propiciando o Pinochettazzo.

“RESTAURE-SE A MORALIDADE OU NOS LOCUPLETEMOS TODOS!”

O PT, que se vangloria de ser o governo corrupto mais barato ao erário público, o que é verdade pelo próprio bastardismo de sua condição burguesa, se defende contrachantageando, apoiando-se no PMDB (que neste mês está mais saciado com as tetas governistas que no anterior) para impulsionar uma CPI ampla, que além da Petrobrás investigue também os escândalos de corrupção dos governos do PSDB paulista e do PSB pernambucano. Com isto chantageia aos adversários para que abram mão da CPI sobre a Petrobrás ou se submetam a perder pontos na disputa eleitoral com uma CPI que ameace apurar o conjunto dos escândalos de corrupção.

Aplica-se a esta luta política o lema de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do cronista Sérgio Porto. Dizia ele: “Restaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos!”. Como o processo golpista ainda encontra-se em fase inicial e a oposição não reúne forças suficientes para desferir o golpe mortal de um impeachment, o fluxo e refluxo da escalada golpista move-se como em ondas.

Todavia, ainda que seja fechado um acordo entre as distintas quadrilhas burguesas para o abafamento dos escândalos de corrupção, este acordo só pode ser selado na condição de que o PT siga adiante executando ele mesmo os ajustes severos contra a população trabalhadora, ou seja, sob as distintas saídas burguesas cedo ou tarde a classe trabalhadora será obrigada a pagar pela crise por um dos capitães-do-mato do imperialismo. Mas, a classe trabalhadora não é indiferente a este "quando", melhor que seja mais tarde possível. Realizando a luta contra o golpismo hoje a classe trabalhadora não poderá desprezar nem o mais vacilante dos aliados. Como vimos em forma de ensaio no processo do mensalão, o PT não será cabeça de ponte da luta antigolpista. Este partido apodrecido divide-se entre a resistência torpe, entregar os pontos e a cumplicidade com os próprios algozes. Nesta luta a classe trabalhadora superará suas ilusões no lulismo e ganhará tempo para se organizar para derrotar a todos os "capitães-do-mato".

De modo algum podemos levar a sério posições de organizações como o PSTU e alguns satélites (como a LER, MNN, ES) que boicotam as manifestações antigolpisas e subestima a reação "não estamos na eminência de um golpe da direita como sinalizam algumas organizações" [ 6 ]. Curiosamente, o PSTU é entusiasta do golpismo imperialista mundo afora, aprensentando-o como "revoluções populares" a todos os processos golpistas, da Líbia a Ucrânia, passando pelo Egito. Juntamente com a oposição burguesa reacionária brasileira, o PSTU criminalizam aos Black Blocs e se opõe a que médicos cubanos atendam a centenas de milhares de pacientes brasileiros, enquanto apoiam mercenários do CIA, como a "blogueira" cubana Yoani Sanches e a "rebelde" síria Sara Al Suri, ou ONGs bancadas pela CIA, como o Batay Ovriere do Haiti [ 7 ]. Não por acaso, os que apóiam os golpes do imperialismo no exterior minimizam a possibilidade de golpe no Brasil e rastejam vergonhosamente por uma frente eleitoral com o PSOL, ingressando desta forma na frente golpista burguesa nacional.

O imperialismo, através de seus tentáculos no país, como as FFAA, mídia, judiciário, setores do legislativo aumentem a pressão sobre o governo petista, podendo ter como resultado mais capitulação de Dilma ou sua substituição por outro fantoche que lhe dê mais lucro. Agora, para desestabilizar o governo brasileiro, os EUA estão por trás da cretina denúncia de superfaturamento que detonou a atual crise na Petrobrás, a que acusa o governo petista de ter pago aos EUA a mais quase um bilhão de dólares pela Refinaria de Pasadena no Texas, EUA, em 2006. Evidentemente, este espiral de concessões crescentes só beneficia ao imperialismo que ganha com Dilma ou, através de um golpe bem sucedido, com os candidatos a fantoche ainda mais servis da oposição burguesa. Na Ucrânia, por exemplo, o golpe parlamentar fascista, substituiu um governo representante de oligarquias burguesas por outro que cortou pela metade as aposentadorias e aumentou em 50% o preço do gás.

SE FICAR O BICHO COME, SE CORRER O BICHO PEGA, SE UNIR O BICHO FOGE!

A LIGA COMUNISTA desde a primeira hora vem se colocando contra o golpe, participando das marchas anti-fascistas e anti-golpistas, fazendo frente única com todos os partidos que estão se colocando contra o golpe. A LC, o PCO, Black Blocs, PCB, distintos setores anarquistas e comunistas realizaram duas importantes manifestações de frente única antifascista e anti-imperialista nos dias 22 de março e 1º de abril. Apesar de nossas divergências profundas, faz um chamamento, neste momento, ao Partido dos Trabalhadores, à CUT, à Força Sindical e demais centrais, para que, no dia 1º de Maio, realizemos um ato político nacional contra a escalada golpista no Brasil.

Sabemos que se ficarmos parados o golpe virá para acelerar os ataques a classe trabalhadora, o bicho come, sabemos que para continuar governando o PT fará um acordo para que seja ela quem desfira os golpes, ou seja, o bicho vai nos pegar mais adiante. Mas se nos unirmos, os trabalhadores, contra a pressão do imperialismo o bicho foge. Em um primeiro momento chamamos a unidade de todas as forças antigolpistas, sem por um lapso de tempo sequer deixar de combater politicamente ao governo burguês do PT, como declaramos no panfleto “Derrotar a reação golpista no Brasil! Nenhuma confiança no governo Dilma, que aprimora o aparato repressivo herdado do regime militar contra a população trabalhadora!” [ 8 ].

Na verdade, na frente única antigolpista apenas mudamos a forma deste combate, como nos ensinou Lenin:


"Em que consiste, então, a nossa mudança de tática após a revolta Kornilov? Estamos mudando a forma de nossa luta contra Kerensky. Sem o menor recuo em nossa hostilidade em relação a ele, sem retirar uma única palavra dita contra ele, sem renunciar a tarefa de derrubá-lo, dizemos que temos de levar em conta a situação atual. Não vamos derrubar Kerensky agora. Vamos realizar a luta contra ele de uma forma diferente, ou seja, chamando a atenção das pessoas (que estão lutando contra Kornilov) as fraquezas e vacilações de Kerensky. Isso já fazíamos também no passado, mas agora isso é o fundamental, nisto se constitui a nossa mudança de tática"[ 9 ], mudamos a tática para preparar a vitória final sobre o bicho e os seus agentes de todas as colorações.

Exigimos do conjunto dos partidos que se reivindicam de esquerda e da burocracia sindical, em particular a da CUT, que se somem a esta frente antigolpista e conclamamos a toda aos trabalhadores, a juventude oprimida e a sua vanguarda combativa a fazer do 1º de maio, dia mundial do trabalhador, um grande ato-político nacional operário e popular contra o golpismo imperialista e pelo internacionalismo proletário. Defendemos que este ato tenha a forma de uma Plenária em São Paulo, onde será garantido a mais ampla democracia operária, visando organizar a luta contra o golpismo e contra a crise, colocando as reivindicações dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários; reposição de todas as perdas salariais com aumento real de salários; uma luta cujo método seja oposto ao das capitulações crescentes do governo do PT e que tenha como estratégia a reforma e a revolução agrárias pelo fim de todo latifúndio burguês; a expropriação dos bancos; o monopólio do comércio exterior e a constituição de um verdadeiro governo operário e dos trabalhadores sem a burguesia e seus partidos.

Notas:

[ 1 ] MEDIDAS ‘ANTI-CRISE’ DE DILMA, MATANDO A SEDE COM ÁGUA SALGADA; Editorial d'O Bolchevique #10; http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2012/07/carta-aos-leitores.html

[ 2 ] Textos da LC alertando para os resultados catastróficos para a classe trabalhadora da política anti-cíclica do governo do PT:
PARA ONDE VAI O BRASIL, ASCENSÃO DE UMA NOVA POTÊNCIA OU APROFUNDAMENTO DA DEPENDÊNCIA SEMI-COLONIAL?; Especial - Brasil “6o. PIB Mundial” 1/5; O Bolchevique #8; http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2012/02/especial-brasil-6o-pib-mundial-15.html
POLÍTICA DE CRÉDITO FÁCIL “ANTI-CRISE” DE DILMA; Dando “mais corda para o enforcado”, a sobreendividada população trabalhadora, e enforcando mais aos bancários da Caixa Econômica Federal; Redução de juros de Dilma favorece banqueiros, aumenta assédio sobre bancários e burocracia sindical sabota desde já a campanha salarial em virtude das campanhas eleitorais governistas; Texto de subsídio a contribuição da LC ao Congresso Nacional dos Empregados da CEF; http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2012/06/politica-de-credito-facil-anti-crise-de.html
UNIFICAR AS LUTAS PARA DERROTAR A OFENSIVA ANTI-OPERÁRIA QUE SE AVIZINHA!, Editorial dO Bolchevique #17; http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2013/07/unificar-as-lutas-para-derrotar.html
Metalúrgicos 1/4; UM PASSO ADIANTE NA CONSTRUÇÃO DA LIGA COMUNISTA NA CLASSE OPERÁRIA; Antonio Junior, metalúrgico e cipeiro da CAF do Brasil; http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2013/09/metalurgicos-14.html ;
[ 3 ] Estratégia econômica do Brasil soa como sentença de morte, diz Financial Times; http://noticias.r7.com/economia/estrategia-economica-do-brasil-soa-como-sentenca-de-morte-diz-financial-times-07042014 ;
[ 4 ] Déficit comercial do Brasil em janeiro é o maior da história; http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,deficit-comercial-do-brasil-em-janeiro-e-o-maior-da-historia,177003,0.htm
[ 5 ] Agência de classificação de risco S&P rebaixa nota de crédito do Brasil; http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/03/1430233-agencia-de-classificacao-sp-rebaixa-nota-de-credito-do-brasil.shtml
[ 6 ]  50 Anos do golpe militar e a patética Marcha da Família com Deus pela Liberdade em Porto Alegre -
http://pstugaucho.blogspot.com.br/2014/03/50-anos-do-golpe-militar-e-patetica.html
[ 7 ] CUBA: Yoani Sánchez, a blogueira cubana mercenária de milhões de dólares. http://www.midiaindependente.org/pt/red/2012/01/502612.shtml; Blogueira Yoani Sánchez é colaboradora do Instituto Millenium; http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Blogueira-Yoani-Sanchez-e-colaboradora-do-Instituto-Millenium/6/18666
SÍRIA: "Maristela R Santos Pinheiro responde ao PSTU, reiterando suas críticas.Na Trincheira com o Inimigo, A crise política e ética de uma parcela da esquerda mundial. A destruição do Estado líbio e o massacre de seu povo pela OTAN, foi um marco na mudança de paradigmas de parte da esquerda mundial" http://somostodospalestinos.blogspot.com.br/2013/02/maristela-r-santos-pinheiro-responde-ao.html; 
HAITI: "Como prova de seu “internacionalismo” a Conlutas costuma apresentar a algumas organizações internacionais como parceiras de luta. A principal delas é o grupo Batay Ouvriye, do Haiti. Todavia, no ano do golpe militar que deu início a ocupação militar do Haiti pelas tropas da ONU a serviço do imperialismo, o Batay Ouvriye recebeu 100 mil dólares do ACILS (American Center for International Labor Solidarity), instituição que é braço político sindical da NED, National Endownment Foundation dos EUA. O NED foi criado durante o governo Reagan para apoiar a reação política e os golpes militares nos país oprimidos. A prova do que estamos dizendo, está na própria prestação de contas do NED, declarando a doação desta quantia ao Batay Ouvriye em 2004": http://www.ned.org/publications/annual-reports/2005-annual-report/latin-america-and-the-caribbean/description-of-2005--7
[ 8 ] DECLARAÇÃO DA LIGA COMUNISTA - 50 ANOS DO GOLPE DE ESTADO NO BRASIL - “Líbia, Síria, Egito, Honduras, Paraguai, Ucrânia, Venezuela, o espectro do golpismo ronda o planeta – Derrotar a reação golpista no Brasil! Nenhuma confiança no governo Dilma, que aprimora o aparato repressivo herdado do regime militar contra a população trabalhadora!” http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2014/04/50-anos-do-golpe-de-estado-no-brasil.html
[ 9 ] VI Lenin, Para o Comitê Central do POSDR, 12/09/1917; www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/aug/30.htm