TRADUTOR

terça-feira, 25 de março de 2014

FORMAÇÃO POLÍTICA: LIVRO - O FASCISMO, POR TROTSKY

Publicações Vorkuta lança segunda
edição da coletânea de textos de Trotsky:
"Facismo - O que é? Como combatê-lo?"

"Em todos os países em que o fascismo triunfou, tivemos, antes do crescimento do fascismo e da sua vitória, uma onda de radicalização de massas dos operários e dos mais pobres camponeses e fazendeiros, e da pequena-burguesia. Na Itália, depois da guerra e antes de 1922, tivemos uma onda revolucionária de grandes dimensões, o Estado foi paralisado, a policia não existia, os sindicatos podiam fazer tudo aquilo que quisessem - mas não havia um partido capaz de tomar o poder. Como reação surgiu o fascismo."

L. Trotsky, “Algumas questões sobre os Problemas Americanos”,
IVª Internacional, Outubro de 1940

A crise capitalista mundial desatada em 2008 fez ressurgir um fenômeno marginal mas todavia latente na sociedade burguesa nos últimos 70 anos, o nazi-fascismo. Recentemente, pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, defensores explícitos do nazismo tomam o poder no maior país do continente europeu até a fronteira russa, a Ucrânia.

O fascismo é um cão de guarda do capital financeiro posto para aterrorizar o proletariado em momentos de crise, para forçá-lo a submeter-se a regimes de austeridade e de superescravidão. Não por acaso ele saiu da marginalidade política na Grécia, depois de uma dezena de greves gerais sem que o proletariado tenha encontrado um instrumento que o conduzisse ao ao poder político pela via revolucionária. Como recorda Trotsky, o fascismo não aparece de súbito, ele é invocado pelo capital em meio a uma crise burguesa e durante uma crescente onda de ousadas lutas de massas sem direção revolucionária.

Os governos burgueses bonapartistas de esquerda e de direita dão munição ao fascismo e pavimentam o caminho da reação. Desde as crises capitalistas do início deste século, a América Latina sofre ondas golpista patrocinada pelo imperialismo estadunidense com a participação germinal de elementos fascistas na Bolívia, Equador, Honduras, Paraguai, Venezuela e Brasil.

A Liga Comunista, através das publicações Vorkuta, lança a segunda edição do folheto que foi compilado e impresso pela primeira vez sob este título "FASCISMO – O que é? Como combatê-lo?" pela Pioneer Publishers em Agosto de 1944 e reimpressa em 1964.

Os liberais e mesmo aqueles que se consideram marxistas costumam usar a palavra fascista muito incorretamente. Lançam-na como a um palavrão contra figuras direitistas que eles consideram particularmente desprezíveis ou contra os reacionários em geral. Mas todos estes são fascistas, ou apenas alguns? E se são só alguns, como é que se pode dizer quais os que são e os que não são?

O uso indiscriminado do termo reflete a incompreensão da gravidade do perigo que ronda. Quando se pede ao liberal que defina o conceito, ele responde com termos como ditadura, neurose de massas, antissemitismo, o poder da propaganda desonesta, o poder hipnótico de um orador demagogo e louco sobre as massas, etc.

O impressionismo e a confusão da parte dos liberais não é surpresa. Mas a superioridade marxista deve consistir na sua capacidade de analisar e diferenciar entre os fenômenos sociais e políticos, qual a função do fascismo para a luta de classes? De que serve o fascismo para o capital? E, sobretudo, como as massas trabalhadores podem defender-se do fascismo sendo elas o principal alvo do terror fascista e sendo o estrangulamento dos direitos políticos do proletariado a principal função do fascismo para as classes dominantes.

Neste sentido, o relançamento deste folheto pelas Publicações Vorkuta se colocam a serviço da formação política de seus leitores para ajudá-los a construir uma saída progressiva e revolucionária para o atual impasse em que se encontra a onda de radicalização crescente das lutas no Brasil e simultaneamente esmagando o ovo da serpente fascista.

Sumário do Folheto:

Introdução de 1969
George Lavan Weissman

Capítulo I - O que é o fascismo?
Extractos de uma carta a um camarada inglês, 15 de Novembro de 1931, publicado no “The Militant” a 16 de Janeiro de 1932

Capítulo II - Como é que Mussolini triunfou?
de “Que Fazer? Questão vital para o Proletariado Alemão”, 1932

Capítulo III - O Perigo Fascista Ameaça na Alemanha
de “A Viragem na Internacional Comunista e a situação na Alemanha”, 1930

Capítulo IV - Uma Fábula de Esopo
De “Que Fazer? Questão vital para o proletariado alemão”, 1932

Capítulo V - A Polícia e o Exército Alemães
De “Que Fazer? Questão Vital para o Proletariado Alemão”, 1932

Capítulo VI - Burguesia, pequena-burguesia e proletariado
de “O único caminho para a Alemanha”, escrito em Setembro de 1932, publicado em Abril de 1933 nos EUA

Capítulo VII - O Colapso da Democracia Burguesa
de “Para onde vai a França?”, 1934

Capítulo VIII - A Pequena-Burguesia receia a Revolução?
de “Para onde vai a França?”, 1934

Capítulo IX - As Milícias Operárias e os seus Oponentes
de “Para onde vai a França?”, 1934

Capítulo X - As Perspectivas nos Estados Unidos
de “Algumas questões sobre os Problemas Americanos,”, IVª Internacional, Outubro de 1940

Capítulo XI - Construir o partido revolucionário
de “Algumas questões sobre os Problemas Americanos,”, IVª Internacional, Outubro de 1940