TRADUTOR

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PIQUETE NO CONSULADO GREGO EM SÃO PAULO – BRASIL

Pela retirada de todos os processos
contra MATSAS e MOUTZOURIS!
Esmagar o fascismo e o Golden Down!

A LC participa da convocação do piquete antifascista no Consulado Grego em São Paulo, no dia 03 de setembro às 16h.
Abaixo, carta ao Consul da Grécia, assinada por organizações de 12 países em Solidariedade a Matsas e Moutzouris. Ao lado, panfleto contendo a Carta.

Ao Cônsul grego em São Paulo
Endereço :Av. Paulista, 2073 - Conj. Nacional HORSA II,
23o andar, Cj.2303
01311-940-Sao Paulo-SP

Nós, abaixo assinados, estamos protestando hoje contra o julgamento de Savas Michael-Matsas marxista intelectual, judeu e Secretário Geral do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (EEK) da Grécia e de Constantino Moutzouris, o ex-reitor da Universidade de Atenas, em 3 de Setembro de 2013.

Savas Matsas é acusado de “difamação” contra o partido abertamente nazista grego, o infame “Amanhecer Dourado” (Golden Dawn), por “instigação da violência e ao caos” e “perturbação da paz civil”, porque, quatro anos atrás, em maio de 2009, o EEK emitiu um panfleto chamando para a participação em uma manifestação antifascista de protesto contra um ataque assassino dos nazistas contra as comunidades de imigrantes em Atenas apoiados pela polícia grega.

Em dezembro de 2008, uma importante revolta da juventude abalou todo o país após o assassinato de um jovem de 15 anos, Alexandros Grigoropoulos, por dois policiais. A revolta continuou por quase dois meses, momento em que Dominique Strauss Kahn, chefe do FMI na época, justamente descreveu como “a primeira explosão política da atual crise econômico-financeira mundial”.

Os pogroms policiais contra os imigrantes atingiram um clímax na Primavera de 2009, em Atenas, no bairro de Aghios Panteleimonas, onde bandidos da Golden Dawn aterrorizaram os imigrantes, com o apoio da polícia local. Organizações de esquerda convocaram manifestações anti-fascistas. O EEK, ao aderir, emitiu um folheto convidando as pessoas a participar. O folheto assinado pelo EEK como um partido político também foi publicado no jornal do Partido “NEA PROOPTIKI” e no site do partido. Este é o “crime” pelo qual Secretário-Geral da EEK é acusado e levado a julgamento.

Em maio de 2009, os principais membros da Golden Dawn, incluindo Ilias Panagiotaros, agora um membro do Parlamento grego, e Themis Skordeli (uma mulher com ligações obscuras com o submundo, apontada pelo assassinato de um imigrante afegão, mas que nunca foi acusada formalmente), representaram uma ação judicial contra todo o conjunto da esquerda grega, desde o Partido Comunista da Grécia (KKE) e SYRIZA até à esquerda extra-parlamentar, ANTARSYA e EEK, todas as associações de imigrantes e personalidades independentes, como o Reitor da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Constantinos Moutzouris (acusado de permitir que o site web alternativo Indymedia de Atenas tenha transmitido a partir do espaço no campus).
A ação não foi posta em prática até o final de 2012, após as eleições gregas de maio e junho de 2012, quando, a Golden Dawn foi catapultada ao Parlamento a partir da marginalidade da vida política e à sombra do aparato repressivo do Estado. Em novembro de 2012, no dia comemorado nacionalmente há décadas como o aniversário da revolta da juventude em 1973 na Universidade Técnica Nacional de Atenas (Politécnica) contra a ditadura dos coronéis, a polícia grega, depois de receber ordens do judiciário, começou os interrogatórios de todos os acusados no processo nazista de 2009. Em junho de 2013, das dezenas de acusados na ação judicial de 2009, e sendo interrogado em 2012, apenas Savas Michael (Sabetai) Matsas da EEK foi chamado a julgamento para 03 de setembro de 2013, juntamente com o ex-reitor C. Moutzouris.

Simultaneamente com esta absurda ação “legal”, os nazistas intensificaram uma campanha anti-semita e anti-comunista sem parar, uma campanha viciosa anti-semítica contra o Secretário da EEK, acusando-o de ser “um instrumento da Conspiração Judaico Mundial para fomentar uma guerra civil entre os gregos e impor um regime judaico-bolchevique na Grécia”.  Fotos de Savas Michael são apresentadas juntamente com insultos anti-semitas e com abertamente ameaças de morte: “Esmagar o verme judeu!”.

Queremos manifestar a nossa total oposição à colaboração do Governo e Estado grego com a Golden Dawn nazista para iniciar essas perseguições. Queremos expressar nossa indignação com a colaboração do Governo e do Estado grego em não se opor, colaborando, assim, com a vil campanha anti-semita contra Savas Michael-Matsas e, sendo assim, contra todos os judeus.

Nós exigimos que as acusações contra Michael Savas-Matsas e Constantino Moutzouris sejam retiradas imediatamente e que o Governo e o Estado grego protejam a comunidade de imigrantes contra os ataques fascistas da Golden Dawn e cancelem o processar contra os réus.

Assinado por:

Steve Hedley em nome do Rail and Maritime Union (UK)
Weyman Bennett em nome da Unite Against Fascism (UAF, UK)
D.R. Rayner Lysaght em nome do Socialist Democracy (Ireland)
David Yaffe em nome do Revolutionary Communist Group (UK)
Michael Holden em nome do Irish Republican Prisoners Support Group (London, UK)
Michael Pröbsting em nome do Revolutionary Communist International Tendency (RCIT, Pakistan, Sri Lanka, USA e Austria)
Alex Steiner em nome do permanent-revolution.org (USA)
Martin Ralph em nome do International Socialist League (British section of the LIT)
William Keats em nome do Communist Left (Australia)
Tony Gard em nome do Revolutionary Internationalist League (British Section of the ITC)
Movimiento Popular Unificado (Panama)
Juan Marino e Lionel Zivals em nome da Tendencia Piquetera Revolucionaria (Argentina)
Matías Mlotek em nome do Frente de Estudiantes en Lucha – FEL (Argentina)
Daiana Asquini em nome da Agrupación de Mujeres en Lucha/Las Piqueteras (Argentina)
Sirimal Peiris em nome do Workers Voice (Sri Lanka)
Felicity Dowling Cheshire West NUT Solidarity officer (UK)
Martin Jansen em nome do Revolutionary Marxist Group (RMG, South Africa)
Frank Fitzmaurice em nome do United Socialist Party (tUSP, UK)
Martin Thomas em nome da Alliance for Workers Liberty (AWL, UK)
Marcus Halaby em nome do Workers Power (WP,UK)
John Byrne em nome do Anti Fascist Network (UK)
Mark Fischer em nome do Communist Party of Great Britain (CPGB, Weekly Worker)
Antônio Junior em nome do Vanguarda Metalúrgica (Brasil)
Humberto Rodrigues em nome da Liga Comunista/Comitê de Ligação pela IV Internacional (CLQI, Brasil)
León Carlos em nome da Tendencia Militante Bolchevique (CLQI, Argentina)
Gerry Downing em nome do Socialist Fight, (CLQI, UK)