TRADUTOR

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SINPEEM - PROFESSORES MUNICIPAIS - SÃO PAULO

Construir a Greve para por
abaixo Projeto de Haddad!
Nota do Movimento Unificado de Oposição Classista para a assembléia do SINPEEM do dia 30/08. Nosso movimento é uma frente em construção que agrupa diversos setores de oposição e da base que trabalham pela unificação de toda a categoria e da oposição de verdade, que não integram as burocracias dirigentes do SIMPEEM e da APEOESP

A truculência expressada contra a greve dos professores do Estado e contra a greve dos educadores municipais, assim como o descumprimento dos acordos feitos para encerrar as duas campanhas salariais, somado às enrolações do prefeito Haddad que até hoje não encaminhou o Projeto Lei sobre as duas referências; ou do uso de ameaça aos grevistas para reporem no recesso, acrescido do arrocho salarial contra todos os servidores municipais, não deixa dúvida que esses partidos estão aí para servir aos donos de empresas de transporte, empreiteiras, indústrias, bancos e de empresários proprietários de grandes meios de comunicação. Mas é importante que se diga que todos esses ataques só foram possíveis porque O PSDB e o PT contaram com a colaboração das direções da APEOESP e do SINPEEM para derrotar o movimento. Da nossa parte não devemos esperar nada desses capachos a não ser mais perseguição, mais retirada de direitos e mais parcerias aos ricos exploradores.

Houve um tempo em que parcela dos trabalhadores acreditava que o PT fosse um partido aliado. Grande ilusão! A cada medida, seja na esfera do governo federal, dos governos estaduais ou nas prefeituras onde os petistas governam, como aqui em São Paulo, nada diferem de qualquer outro partido da ordem dos patrões. Sua cara é cada vez mais parecida com a do PSDB, DEM, PV, PPS, PSB ou até mesmo com a cara do PP de Paulo Maluf. Este foi um dos motivos que levou a população às ruas: demonstrar o quanto está cansada de todos esses senhores que diuturnamente agem contra os interesses dos trabalhadores.

É neste sentido que aparece o famigerado Projeto de Reestruturação Curricular, uma espécie de tábua de salvação para resgatar a queda de popularidade do prefeito HADDAD MALUFINHO junto à população. Contudo, lendo a minuta disponível no portal da prefeitura, percebe-se claramente que além desse interesse, o governo petista tem outra intenção: atacar os direitos dos alunos e dos professores, portanto da classe trabalhadora, para cada vez mais privatizar o ensino público na cidade de São Paulo, quer seja aumentando a terceirização do Ensino Infantil e do EJA, ou, quer seja com este novo projeto chamado de “Mais Educação”. A prefeitura tenta enganar a população com a requentada promessa de reformular a “aprendizagem” através da mudança na avaliação,  a obrigação da lição de casa, o envio de boletim para os pais, a mudança de conceito para nota, o uso de guia de estudo, e tantas outras perfumarias, sem com isto apresentar se quer as verdadeiras razões que levaram e levam às dificuldades dos profissionais de educação a ensinar, como, salas superlotadas e baixo salário, apenas para ficarmos em dois exemplos.

Com isto joga nas costas dos professores a razão do fracasso escolar, retirando de cima dos sucessivos governos a responsabilidade por não investir mais verbas na educação e assim ter sucateado o ensino público. É dever do SINPEEM organizar a luta nas escolas contra esse projeto privatista, que não garante a JEIF, não garante o acúmulo de cargo; dificulta o acesso do aluno ao mais amplo conhecimento produzido pela humanidade. Está na ordem do dia organizar a luta conjunta entre educadores, pais e alunos em defesa da escola pública gratuita e de qualidade. 

DEFENDEMOS:

A construção de um calendário de luta para organizar a greve, única forma de barrar o projeto populista de Haddad!
Pela rejeição na íntegra do projeto populista, eleitoreiro e privatista!
Cumprimento do acordo sobre as duas referências. Aplicação automática!
Pelo direito das duas referências para os aposentados!
Fim da portaria que autoriza das salas mistas nos ceis e emeis!
Reduçao do número de alunos em classe para garantir a aprendizagem!
Garantia da JEIF para todos que optarem por essa jornada!
Campanha na mídia denunciando o projeto!
Cartazes nas escolas para desmascarar o projeto!

Movimento Unificado de Oposição Classista (Liga Comunista, Blog El Mundo Socialista, Núcleo de Estudo e Ação dos Trabalhadores em Educação, Liga Proletária Marxista, Educadores em Luta/PCO)