TRADUTOR

sexta-feira, 29 de março de 2013

CONTRA AS DEMISSÕES E PERSEGUIÇÕES PATRONAIS

Pelo direito de organização dos trabalhadores! Abaixo a repressão!
Ato na Avenida Paulista em frente aos prédios do BB e da CEF contra as demissões

No dia 27 de março foi realizado um importante ato na Avenida Paulista, em frente aos prédios da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A manifestação denunciava sobretudo a perseguição política sofrida pelo ativista Messias Américo da Silva, militante histórico da categoria bancária, processado e ameaçado de demissão pela direção Caixa Econômica Federal (ver nota sobre a perseguição sofrida pelo camarada abaixo *). Mas também os diversos oradores protestaram contra o conjunto de outros processos de demissões políticas como a do companheiro Brandão (USP), presente no ato e dos quase 100 processados da USP. Bem como foi denunciado a repressão e superexploração nas obras do PAC (Jirau, Belo Monte, Amapá), os despejos do Pinheirinho (SJC/SP) e da Aldeia Maracanã (Rio de Janeiro/RJ).

No ato estavam presentes o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a APCEF, Sintusp, Coletivos sindicais “MNOB”, “Bancários de Base”, “Uma Classe” e “Avesso”, Espaço Socialista, LER, PCO, PSTU e camaradas da Liga Comunista. A atividade foi convocada pelo Comitê de Autodefesa dos Trabalhadores (proposta em construção).

A LC participou da atividade destacando o recrudescimento da repressão política seletiva contra os lutadores nos locais de trabalho e das demissões neste início de 2013. Denunciou que em São Paulo, centro da luta de classes do país onde se concentra grande parcela do capital e do trabalho, estes ataques são muito frequentes, citou o caso da demissão do companheiro Tonhão da rede pública de ensino estadual pelo governo tucano, de Brandão, pelo mesmo governo, do processo movido pela prefeitura petista de Cubatão contra os 12 trabalhadores em educação grevistas daquele município, da atual perseguição sofrida por Messias e pela professora Bia Abramides, da Associação dos profesores da PUC/SP. Mas não se trata de um recrudescimento estadual ou nacional, chamamos a atenção para recente demissãosofrida pelo camarada dirigente do Socialist Fight britânico, Gerry Downing,motorista de ônibus, perseguido e demitido pela Metrolines de Londres.

É no movimento operário onde se sente com mais dor o peso do facão patronal. Além das obras do PAC e de diversos outros conflitos mundo afora, graças ao acordoescravocrata da multinacional General Motors com o Sindicato dos Metalúrgicosde São José dos Campos (PSTU/Conlutas) 600 trabalhadores estão sendo agorademitidos e outras centenas deverão ser até o final deste ano. A Monsanto do Vale do Paraíba (SP) demitiu 50. E a multinacional basca, CAF, fabricante dos trens do metrô de São Paulo, acaba de demitir 31 metalúrgicos. Vale destacar que nesta última os trabalhadores realizaram 8 greves nos últimos 4 anos. Por isto, ressaltamos a importância daquela atividade de frente única e da necessidade de construção do Comitê de Autodefesa dos Trabalhadores contra os ataques do governo e da patronal sem que nenhum de seus membros precise renunciar a independência política nem ao direito de crítica mútua. Vida longa ao Comitê, derrotar os ataques patronais e as demissões políticas!

* CONTRA AS DEMISSÕES E A PERSEGUIÇÃO NOS BANCOS!

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil perderam o seu caráter de bancos públicos. Estão jogados para uma concorrência feroz com os bancos privados e usam os métodos mais brutais. Expulsam a população em geral para os correspondentes bancários, empurram “produtos” para os clientes por meio de venda casada, exploram seus funcionários com sobrecarga de serviço, cobrança de metas, assédio moral, ameaças e agora até demissões!
O bancário Messias Américo da Silva, trabalhador da Caixa em Osasco-SP há 23 anos, militante histórico da categoria bancária, defensor dos direitos dos funcionários e dos trabalhadores em geral, depois de uma série de processos administrativos sem fundamento, sem provas e sem que sua defesa seja considerada, está sendo demitido por atender a população no seu guichê, contra a determinação da Caixa, que quer tirar a população das agências.
No Banco do Brasil, está em curso um plano que reduz a jornada de milhares de funcionários de 8 para 6 horas, como está previsto na Constituição, mas com redução de salário. Para aderir ao plano os funcionários são obrigados a abrir mão de reivindicar na justiça o pagamento da 7ª e 8ª horas dos anos anteriores. Em Brasília, 3 funcionários que entraram na justiça foram demitidos. Em São Paulo, 15 funcionários que participam da resistência ao plano e de outras lutas em defesa dos trabalhadores estão respondendo a processo administrativo.
Esse ataque da repressão nos bancos é parte de um movimento geral para deter as lutas dos trabalhadores no país, num momento em que os efeitos mais perniciosos da crise internacional passam a nos atingir com mais força, anunciando tempos mais difíceis, de enfrentamentos....
Já tivemos a prisão, processo e criminalização aos estudantes e trabalhadores da USP, inclusive dirigentes sindicais., o terrorismo do Estado na desocupação do Pinheirinho em São José, A covardia e desrespeito com os povos indígenas na desocupação do Museu do Índio, as prisões, demissões e desaparecimento de trabalhadores nas obras do PAC (Jirau, Belomonte e agora no Amapá), A higienização no centro de São Paulo (Moinho, Cracolândia, incêndios suspeitos nas favelas), os estudantes da Unifesp-Guarulhos,os professores municipais de Cubatão, as demissões,.processos e perseguições aos professores da rede estadual (APEOESP), a repressão com punições aos trabalhadores dos Correios, ao MST. Ao Movimento Popular entre outros exemplos. Precisamos resistir juntos contra esses ataques, para defender nossos direitos e lutar por melhores condições de vida!

* ATO NA AVENIDA PAULISTA, EM FRENTE AOS PRÉDIOS DO BB E DA CEF QUARTA-FEIRA, 27/03, ÀS 9:00

* CONTRA AS DEMISSÕES! ABAIXO A REPRESSÃO! PELO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES!

COMITE DEAUTODEFESA DOS TRABALHADORES –( EM CONSTRUÇÃO)

Contatos: comiteautodefesadostrabalhadores@yahoo.com.br