TRADUTOR

domingo, 2 de dezembro de 2012

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 3/5

10% do PIB para quem? 100% das verbas sob o controle da comunidade escolar!
Folha do Trabalhador # 16 
Não podemos cair na ilusão vendida por várias correntes da diretoria da Apeoesp (Art, ArtNova, CTB, Na Escola Na Luta, Unidos, LTS, OposiçãoAlternativa/PSTU) de que a elevação da parte do PIB destinada a educação para 10% signifique alguma melhoria real. Enquanto a verba for controlada por governos gestores dos negócios da burguesia ela vai direto para o bolso dos tubarões capitalistas.

A “autonomia” escolar defendida pela Secretaria de Educação significa um “te vira” para a escola, livrando o Estado de ter que garantir plenas condições materiais para o ensino. Por sua vez, a política co-gestão defendida pela burocracia da Apeoesp e seu arremedo de democracia escolar, limita-se a eleição de gestores sob a mesma estrutura arcaica falida atual.

Nós defendemos: Nenhum centavo a mais para os parasitas capitalistas, fim dos subsídios estatais ao capital privado e as igrejas. Pelo ensino laico, grautito e público. Que o controle das verbas estatais, assim como tudo mais na escola seja realizado pela comunidade escolar. Gestão total da escola por trabalhadores, pais e alunos, democraticamente eleitos para um governo tripartite de mandato revogável pela assembléia da comunidade que decida sobre a totalidade dos investimentos financeiros, a elaboração curricular, didática e pedagógica e contratação de pessoal pelo Estado.

Exigimos do Estado condições materiais para o pleno desenvolvimento do combate ao analfabetismo funcional e para democratizar o acesso a todo o conhecimento universal. Defendemos como Marx que não é o Estado que deve ensinar ao povo, mas o contrário, é o Estado que deve ser “severamente educado pelo povo” (crítica ao Programa de Gotha). Esta orientação deve combinar-se à luta revolucionária dos trabalhadores em educação pela revolução social e para que o proletariado tome o poder político e passe a gerir o conjunto da sociedade, expropriando o ensino e a saúde privadas e possibilitando a população ter acesso a uma educação universal, gratuita e a serviço do progresso do conjunto da humanidade.