TRADUTOR

domingo, 2 de dezembro de 2012

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 2/5

A quem serve a “política educacional” do PSDB?
 Folha do Trabalhador # 16
Embora a escola em que trabalhamos seja pública e estatal, tanto seu objetivo imediato quanto o resultado do ensino estão a serviço dos empresários. No imediato, a escola pública serve ao parasitismo de centenas de capitalistas que recebem vultosas verbas estatais.

Não é só a escola privada que enriquece com a educação. Dezenas de sócios do tucanato, fornecedores de material didático, alimentos e de variados serviços abocanham grande parte das verbas destinadas à educação e o que sobrar vai para os holerites dos trabalhadores. Os partidos burgueses são gerentes da classe dominante e a educação é parte deste negócio. Daí que como o capitalista está interessado em ganhar dinheiro, a verba destinada ao ensino tem como principal função enricá-lo e não educar.

Também no imediato a escola estadual divide com a municipal a guarda dos filhos da classe trabalhadora para que esta possa ir ao trabalho.

Escolas depósito de jovens pobres carentes de perspcetivas - Historicamente, o ensino público fundamental serve para “disciplinar” e reproduzir mão de obra proletária, sendo esta escola a fábrica da juventude. Mas, quando o crescimento da riqueza se apóia na precarização da mão da obra, o ensino é desqualificado e educar passa a importar menos que os apetites dos parasitas da educação.

Por outro lado, a escola serve como depósito de jovens pobres para contenção relativa da marginalidade de uma juventude sem perspectivas profissionais. Uma pequena quantia de profissionais qualificados é assegurada através das escolas técnicas e profissionalizantes enquanto as demais escolas públicas está condenada a uma barbárie crescente.