TRADUTOR

sexta-feira, 13 de julho de 2012

GREVE NACIONAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO FEDERAL - RS

Direções cutistas sabotam a luta enquanto governo Dilma ameaça com retaliações
Apoiando-se em seus agentes políticos dentro do movimento sindical, Dilma Roussef resolveu ameaçar contar o ponto dos servidores públicos federais mobilizados desde o final do ano passado. Dia 9 de julho passado o Correio do Povo, um dos principais jornais de Porto Alegre, estampou em sua capa a manchete de que "Dilma enfrenta servidores e rejeita aumento salarial". No mesmo dia o governo federal mandou um comunicado interno aos gestores de recursos humanos dos órgãos ligados ao Executivo, que cortem o ponto do servidores em greve.
A CUT manifestou-se formalmente contra o corte do ponto para na prática continuar sabotando a vitória da luta sobre o governo. Em Porto Alegre houve uma oportunidade ímpar de impor a partir dos trabalhadores do judiciário federal uma derrota a Dilma e seu arrocho salarial, no dia 04 de julho, fim do prazo para o registro das candidaturas para prefeito e vereador. Entretanto a corrente Democracia Socialista, que dirige o Sintrajufe/RS, sindicato dos servidores públicos do Judiciário Federal, não preparou nada e depois de muita pressão do ativismo combativo fez um ato "surpresa", mais uma vez de "mentirinha", um pseudo piquete no Anexo do TRE/RS. Nenhuma candidatura foi impedida de ser registrada, pois a DS "ignorou" completamente o "plano B" da Alta Administração do TRE, que montou um dispositivo de registro na sede do órgão, na Rua Duque de Caxias, no centro da cidade.

Isso mais uma vez mostra a forma inconseqüente como a direção do Sintrajufe/RS usa a categoria para posar de "lutadora" quando na verdade é contra a greve. Um dos mais altos dirigentes da DS é Arno Augustin, nada mais nada menos que Secretário do Tesouro Nacional do governo Dilma. Só o fato de que dispõe da chave do cofre da união demonstra o quanto a DS goza da confiança máxima do governo e pelo mesmo motivo está do outro lado nesta luta fazendo tudo para sabotá-la.

Cretinamente, a DS trata de imputar aos outros poderes a truculência do governo ao qual participa. A direção do Sintrajufe repete como um disco arranhado que o Presidente do TRE/RS "não recebe o Sindicato para negociar"; isso é uma ótima desculpa para não fazer nada e continuar numa postura inerte, com atos esporádicos que em nada ajudam a mobilização nacional do conjunto do funcionalismo público federal, que substituem o trabalho sistemático de construção da greve, da elevação do moral dos setores avançados da categoria e do acuamento dos setores reacionários, arrastando para a luta os vacilantes, como temos dito várias vezes em nossos materiais. A repressão aumenta a cada dia em nossos locais de trabalho enquanto nossas direções sindicais conspiram contra a greve nacional pela derrota de nossa luta. O setor de recursos humanos faz um "pente fino" para saber, nome a nome, quem participou do tal "piquete" a fim de impor medidas retaliatórias. De nossa parte seguimos firme impulsionando a luta em nosso local de trabalho e junto a nossa classe para derrotar Dilma e o arrocho salarial.

Yuri Iskhandar