TRADUTOR

quinta-feira, 3 de maio de 2012

“O MÉTODO HISTÓRICO DE KARL MARX" DE PAUL LAFARGUE

Grande sucesso na atividade de lançamento de livro em defesa do materialismo histórico e dialético

No sábado, dia 28 de abril, numa noite chuvosa na capital paulista, cerca de 70 pessoas participaram do lançamento do livro "O Método Histórico de Karl Marx", de autoria de Paul Lafargue, genro de Marx. O evento se deu no ECLA – Espaço Cultural Latino Americano - referência em eventos deste tipo, localizado no bairro do Bixiga no centro de São Paulo.
O livro é inédito em língua portuguesa e foi traduzido por um camada sindicalista de Porto Alegre/RS, militante da oposição ao sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (SINTRAJUFE/RS).
A obra de Lafargue tem uma atualidade incrível. Ela é uma verdadeira cartilha de estudos e um libelo contra o obscurantismo, seja ele religioso ou filosófico. A Liga Comunista tem o orgulho de lançar "O método histórico de Karl Marx" como brochura para venda militante, pois servirá para o estudo do método marxista para construir sua análise profunda do capitalismo, condição para construir um programa revolucionário para a classe operária.

Fizeram parte da mesa de apresentação do livro representantes da Liga Comunista, da Tendência Militante Bolchevique (Argentina), o tradutor e um membro do conjunto musical Cravos da Madrugada, que animou o evento com músicas portuguesas, relembrando o 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos contra o salazarismo. Também fizeram uso da palavra os representantes do ECLA.

Em sua fala o camarada dos Cravos da Madrugada explicou porque a data os inspirou a formação do conjunto musical, destacou a importâcia da realização de uma comemoração militante da data e relacionou a combinação da luta pela emancipação das colônias africanas com a luta democrática em Portugal.

Depois das falas da mesa foi aberta a palavra ao plenário que participou ativamente do lançamento do livro com uma dezena de intervenções e polêmicas sobre o tema e como o mesmo se relaciona com o ecologismo burguês, o fanatismo religioso, a atomização virtual do indivíduo através da internet, etc. Dentre os agrupamentos políticos presentes fizeram uso da palavra o Coletivo Lenin, o NATE e o Espaço Cultural Mané Garrincha. Em seguida foi a vez do conjunto musical se apresentar pelo restante da noite com seu cancioneiro latino americano, português e com música popular brasileira de protesto, sendo acompanhado entusiasticamente pelo plenário.

Na fala do representante da LC, foi destacado a importância do lançamento da obra como parte de uma tarefa de rearmamento ideológico da vanguarda comunista hoje. “O método histórico de Karl Max” lançado pela editora da LC, a Vorkuta publicações, é um instrumento da luta teórica contra a ofensiva obscurantista da barbárie imperialista. Também foi lido o "testamento" de Lafargue, que professa sua fé inabalável no socialismo e na construção da internacional. Foi mencionado o fato de que Lafargue e Laura Marx decidiram por finalizar com suas existências e ressaltado que isto nada tem a ver com desilusão ou desesperança pela vida. Como prova a carta de despedida deixada por Lafargue, ambos morreram professando a fé inabalável pelo futuro comunista da humanidade. Os dois materialistas simplesmente resolveram tirar a própria vida antes que os efeitos do tempo, do qual ninguém escapa, lhes solapasse o prazer de estar vivo, suas capacidades físicas e mentais e o vigor da militância revolucionária. O representante da TMB argentina, colocou os aspectos econômicos que a obra traz, como método de análise da economia-politica, ressaltando os pontos essenciais da dialética materialista da história e assinalando o marxismo como o único humanismo possível hoje em dia.

O tradutor trouxe à baila os bizantinismo em moda desde a queda dos Estados Operários. Lafargue centra fogo na religião como forma de alienação; já nos dias atuais, a religião "stritu sensu" tem perdido espaço para a filosofia dita "pós-moderna", que tem como pedra angular a premissa de que "toda verdade é absolutamente relativa"; ora, se toda verdade é absolutamente relativa, esta premissa também é relativa, portanto existem absolutos! É um silogismo lógico inabalável ao qual os pós-modernos nunca puderam resolver, muito embora tenham ganho grande espaço nas massas, na academia e nos setores médios da sociedade, onde "cada um respeite a opinião alheia", mesmo que elas sejam opostas pelo vértice! Foi discutido o famoso caso "Allan Sokal", onde este apresentou uma tese publicada na revista "Social Text", defendendo que a gravidade quântica não existia, era meramente uma construção social e linguistica. O caso ficou famoso pois ganhou grandes elogios de personalidades da filosofia pós-modernista, como Jacques Derrida. Sokal, depois da publicação do texto, revelou que o mesmo não passava de um embuste, e que havia sido escrito justamente para desmontar o castelo de cartas do relativismo filosófico.

Sem negar todos os avanços conquistados pelo materialismo e pelo ateísmo militante não marxistas, nós assinalamos que o materialismo tem que ser dialético para dar uma explicação integral da realidade, condição sem a qual não se pode construir um programa para a emancipação do proletariado. Como comunistas, temos a plena certeza que somente o marxismo revolucionário dará conta de disputar e vencer a luta ideológica com a burguesia. O livro de Lafargue traça a trajetória desta luta desde a filosofia de Vico até o materialismo dialético marxista, fornecendo as bases teórico-ideológicas para a elaboração de ferramentas do combate em outros terrenos, notadamente, a luta político-programática e a luta pelas reivindicações imediatas do dia-a-dia dos trabalhadores.

Entre em contato conosco via e-mail ou diretamente com um militante da LC
para adquirir o livro "O Método Histórico de Karl Marx"
Anúncio da entrada do livro no prelo de publicações da Liga Comunista: