TRADUTOR

sábado, 12 de maio de 2012

CAMPANHA ELEITORAL EM PORTO ALEGRE

Após defender o código florestal para os latifúndiários,
PCdoB agora articula aliança eleitoral com o PP (ex-PDS, ex-Arena),
no momento em que a luta por justiça contra os crimes da ditadura militar cresce em todo o Brasil



Manuela (PCdoB) articula coligação eleitoral com PP gaúcho, o partido da direita, herdeiro direto da ditadura militar que torturou e executou dezenas de militantes do PCdoB, sob as bençãos do General Castelo Branco (no destaque)
A candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) à deputada federal, Manuela D'Avila, que lidera as pesquisas eleitorais para a prefeitura de Porto Alegre/RS, reuniu-se nesta quarta-feira, 09 de maio, com as viúvas da ditadura militar, na sede do Partido Progressista (ex-PDS, ex-ARENA), localizada na praça Matriz (centro histórico da Capital), com intenção de montar uma aliança eleitoral para a disputa das eleições burguesas de outubro próximo, sob as bênçãos do primeiro ditador militar, Humberto de Alencar Castelo Branco (ver foto), cuja foto "decora" a sede do PP.
E parece que nada ocorre realmente por acaso. Na mesma semana na qual os "comunistas" do PCdoB namoravam o PP, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o movimento estudantil e uma parte da intelectualidade orgânica da cidade discutia a necessidade não de uma comissão "verdade", mas de uma "comissão justiça", que coloque na cadeia os torturadores e algozes da ditadura, que são bem conhecidos de todos, rindo "as frouxas" sem qualquer punição, absolvidos pelo ultra-reacionário STF e pela cumplicidade do continuísta governo Dilma.

O PCdoB, ao mesmo tempo que disputa com o PCB quem é que faz 90 anos em 2012, enlameia ainda mais sua própria história. Pois, apesar de vários militantes e dirigentes deste partido terem lutado heroicamente até serem assassinados pelos gorilas que governaram nosso país de 1964 a 85; foram exatamente os "antepassados" do atual PP que assassinaram dezenas de abnegados militantes na guerrilha do Araguaia, composta em sua maioria por militantes mais jovens que a própria Manuela, que mesmo sob uma política equivocada, enfrentaram com suas vidas a ditadura, sendo quase todos mortos, torturados e seus cadáveres ocultados e queimados pilhas de pneus, num método medonho parecido com o que os traficantes usam para eliminar seus rivais (o famoso "microondas", mostrado no filme "Tropa de Elite"). Os "antepassados" do PP também foram os que executaram os membros do Comitê Central do PCdoB na famosa "chacina da Lapa" em dezembro de 1976, na qual caiu morto Pedro Pomar, histórico militante do partido. O PCdoB desmoraliza sua própria militância, cujos setores mais jovens e incautos ainda acreditam honestamente que esta agremiação é realmente o "partido do socialismo".

O pragmatismo eleitoreiro e politiqueiro do PCdoB não tem limites; discute com a ex-ARENA e publica em todos os ônibus de Porto Alegre o 1º Congresso Estadual da União da Juventude "Socialista", o "braço jovem" do PCdoB. Para tal divulgação pactuam também com a prefeitura governada por José Fortunatti, ex-PT e agora nas hostes do partido da oligarquia rural gaúcha, o PDT do famigerado Leonel Brizola, do qual faz parte um dos maiores latifundiários do estado, Aldo Pinto, dono de mais de 100 mil hectares de terras no sul do Estado.

Nos sindicatos, o Partido "Comunista" tira do armário todas as suas caveiras, ressuscitado Stálin e Mao Tsé Tung em suas intervenções, tentando dar um verniz vermelho para o papel de capacho do governo, da tal "burguesia nacional" e do imperialismo, que o stalinismo sempre cumpriu, incrementado agora com sua versão "renovada" e cretina após a restauração capitalista na URSS, Leste Europeu, China e Vietnã.

A campanha de Manuela, ainda que não estejamos em período eleitoral, caminha solta na cidade. Seus panfletos substituem o vermelho da revolução e da própria bandeira do partido pelo lilás do feminismo ou por um verde-amarelo "patriótico". O apelo à juventude é completamente despolitizado, somente fazendo coro ao culto da "juventude" da candidata. A UJS, que há anos organiza-se no RS, faz seu PRIMEIRO congresso estadual depois de décadas, sob, "coincidentemente", a presidência de Manuela D'Avila (sic!), às vésperas do pleito municipal e logo após ter visitado o ninho dos gorilas.

O encanto da juventude de Porto Alegre tem que ser desmistificado; Manuela e o PCdoB cumpriram um papel fundamental na aprovação do famigerado "Código Florestal", lei que só atende aos interesses do latifúndio, diminuindo a proteção florestal de rios e correntes de água e permitindo toda sorte de desmatamentos, em nome da "produtividade" e da defesa do "agro-negócio" (sobre isso a campanha de Tarso Genro ao governo do Estado foi no mínimo, cafajeste, pois jogou fora completamente o discurso da reforma agrária para entrar de malas e bagagens na defesa da "agricultura moderna", dos campos imensos despovoados intitulados hipocritamente de "cabanhas de gado"). Manuela e o PCdoB estão atolados até o último fio de cabelo na lama da corrupção do Ministério dos Esportes, turbinada pelos Mega Eventos (Copa, Olimpíadas).

Mas não é só no Rio Grande do Sul que se processa este fenômeno. Encabeçando as mobilizações na Espanha, Grécia e Chile, o stalinismo se apresenta para repetir como farsa o que foram as tragédias das derrotas contra o franquismo, contra os milicos gregos e o desarmamento popular que oportunizou o golpe de Pinochet. Os stalinistas parecem estar sendo chamados novamente a cumprirem seu papel histórico de câncer do movimento operário - como lhes denominou Trotsky. Também é evidente que a ressurreição destes farsantes é, sobretudo, fruto da carência histórica de direção revolucionária para as novas gerações de lutadores sociais.

Leia mais em :