TRADUTOR

domingo, 22 de janeiro de 2012

URGENTE - PINHEIRINHO SOB ATAQUE

A PM está realizando um massacre no Pinheirinho neste momento!
Um grande aparato policial com helicópteros e carros blindados começou a desocupação do Pinheirinho na madrugada deste domingo dia 22 de janeiro. Na operação, que pegou de surpresa os moradores, participam blindados e helicópteros.
Há muitos feridos. O operativo covarde foi ordenado pelo PSDB de Alckmin e Eduardo Cury, governador de São Paulo e prefeito de São José dos Campos, respectivamente, contra a população pobre. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3Hi9l9gTYac


Mesmo sob uma imensa desproporção de forças, fontes no local informam que os moradores estão resistindo com pedras e paus e barricadas de pneus queimados. As entradas para a ocupação foram bloqueadas pela PM, foram bloqueados os sinais de telefone e internet na região, há várias prisões, muitos feridos (inclusive mulheres grávidas e crianças), e o massacre já soma 7 mortes até o momento (número não confirmado)

Não há novidade nos procedimentos da justiça burguesa, do governo estadual, na truculência da PM. Todo lutador social deveria prever isto.


Na intervenção da LC ontem na Plenária Sindical e Popular realizada no Pinheirinho, denunciamos que o movimento não poderia ter nenhuma ilusão nas deliberações paliativas, conseguidas via justiça burguesa, nem no governo Dilma, agente da especulação imobiliária. Alertamos em alto e bom som que só a auto-defesa enriquecida pela solidariedade ativa do movimento de massas, com uma greve política unificada coordenada pela Conlutas, poderiam evitar o despejo e o massacre. Reivindicamos do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, dos Químicos do Vale do Paraíba e do Sindicato da Alimentação da Região, que conflagrassem uma paralização imediata para cobrir de solidariedade o Pinheirinho.


Desgraçadamente a direção do movimento apostava na “vitória parcial” conquistada no Tribunal Regional Federal, que mais serviu para desarmar os ânimos com um clima de “já ganhou” e pegar a resistência de surpresa. A fala de Zé Maria de Almeida, dirigente da Conlutas e do PSTU, foi de que a pressão popular sob a justiça havia garantido a vitória da ocupação. O Senador Eduardo Suplicy informou que havia conversado longamente com Alckmin, que a situação já estava tranquila, e que o governo federal tinha interesse na regularização da infra-estrutura da ocupação, etc.


Na vida real a coisa era bem diferente: "Em entrevista coletiva o juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça, Rodrigo Capez, afirmou que só havia um protocolo de intenções por parte do Governo Federal, não havia nenhum interesse da Prefeitura de São José em desapropriar a área. 'A juíza [ da 6ª Vara Cível de São José] Márcia Faria Mathey Loureiro fez uma consulta ao presidente do Tribunal de Justiça, que entendeu que as justiças Estadual e Federal são independentes e uma não pode se sobrepor à outra. Assim, a reintegração de posse do terreno está mantida", disse.'http://www.ovale.com.br/pm-da-inicio-a-operac-o-no-pinheirinho-em-s-o-jose-1.210270

Esta política de cantar vitória antecipadamente e de alimentar ilusões nos inimigos foi o que desarmou o Pinheirinho, permitiu o ingresso de espiões na ocupação e facilitou a ação policial de agora.


O Pinheirinho é a maior ocupação urbana da América Latina. Está situada em um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados, na cidade de São José dos Campos. Ali moram, desde 2004, 9 mil pessoas. A “dona” do terreno é a falida empresa Selecta, pertencente ao especulador Naji Nahas.

Neste momento o Pinheirinho precisa de todo apoio e solidariedade do movimento operário e popular para resistir. Orientamos a todos os lutadores solidários com esta luta que se dirijam ao Vão Livre do MASP na Av. Paulista (São Paulo/SP) a partir das 17h deste dia 22 de janeiro e denunciem este massacre amplamente por todos os meios.

ATO CONTRA O MASSACRE NO PINHEIRINHO
17h no Vão Livre do MASP na Avenida Paulista
SÃO PAULO - SP