TRADUTOR

sábado, 24 de dezembro de 2011

PIQUETE DE NATAL DA FdT

Liga Comunista realiza Piquete de Natal
com Folha do Trabalhador número 5

Trabalhadores comerciários, motoristas de ônibus e
carteiros trabalhando neste dia 24 recebem o FdT
Neste sábado dia 24 de dezembro, a LC realizou uma emblemática e rara atividade militante: piquetes de distribuição da Folha do Trabalhador para os que estão trabalhando nesta data. Foi em Gurarulhos, Grande São Paulo. Fizemos um trabalho de divulgação do marxismo entre os trabalhadores rodoviários, carteiros, trabalhadores do comércio e parte da população trabalhadora da região que apesar das nossas modestas forças, mostrou boa receptividade com interesse por nossa imprensa.

Enquanto boa parte da esquerda pequeno-burguesa e menchevique abandonou o trabalho revolucionário junto às massas, tirando umas "férias" natalinas, a Liga Comunista esteve marcando presença entre nossa classe através de  seu jornal de agitação proletária.

É importante ressaltar que este é um fato praticamente único na esquerda brasileira, onde boa parte de sua militância já se encontra totalmente imbuía do tal espírito natalino burguês, esquecendo-se de que é justamente nesta época do ano que a burguesia aprofunda ainda mais seus ataques contra a classe operária e ao conjunto das massas (como vimos na USP e nas Favelas do Moinho e Bel Jardim, por exemplo), aproveitando-se justamente de todo apelo alienante imposto aos trabalhadores, que facilita sua dominação de classe.
A Liga Comunista deseja a todas e todos os lutadores, bem como o todo proletariado mundial, grandes lutas e imensas vitórias sobre nossos inimigos de classe neste ano de 2012.
Saudações bolcheviques trotskystas!

Abaixo, capa do FdT#5, e alguns artigos do mesmo.
Mãos para cima, chegou o Natal!

Oi camarada,

Dedicamos este jornal a você que está trabalhando hoje e viemos te entregar pessoalmente. Neste momento as pessoas desejam umas as outras feliz natal e próspero ano novo. No entanto, no que as instituições do capitalismo mundial, incluindo as igrejas, transfomaram este período do ano? Para começar, a cidade de Belém, onde muitos acreditam ter nascido o fundador do cristianismo, é hoje um campo de concentração do imperialismo policiado pelo exército israelense (isto você não verá no Roberto Carlos especial em Jerusalém).
No Afeganistão, Iraque, Haiti e Líbia a coisa não é muito diferente, estes países foram invadidos por tropas invasoras, mercenários capitalistas e Herodes modernos. No Brasil, os bairros operários estão sendo tomados pela polícia que vem, a mando dos patrões, nos “pacificar” (aterrorizar) dentro de casa.
Em São Paulo, mais uma favela foi carbonizada como tantas pela especulação imobiliária em conjunto com a “higienização” de Alckmin, Kassab e cia. Em Osasco, foi o próprio Exército de Dilma quem despejou famílias trabalhadoras. (ver pág. 4)
Não é por acaso você está trabalhando hoje, um sábado de natal para pagar suas dívidas eternas. Opondo-se a há aumentar seu salarial sequer para acompanhar a inflação, os patrões e seus governos lhe “facilitam o crédito” e lhe conduzem a endividar até a vida  e o trabalho de seus netos para pagá-las. Não se contentando em roubar a maior parte de seu salário, os patrões querem ficar com a outra parte te vendendo as mercadorias que nossa classe produz mas não tem direito a elas. A melhor época para aplicar este golpe é o natal, quando comerciantes, seus anunciantes televisivos e cia intoxicam todo mundo com uma pesada propaganda, músicas melosas, enfeites brilhosos e com uma infinidade de apelos hipócritas a fim de “encharcar sua mente” para ampliar as vendas deles.
Para aumentar os lucros deles em meio a “crise capitalista mundial”, Dilma diminui os impostos sobre uma série de mercadorias, um presentão para os patrões que nem precisam repassar o desconto para os produtos mas anunciam como se fizessem grandes promoções. Presente de Dilma para eles, mais miséria para nós. Resultado: menos impostos, redução das verbas do Estado para saúde, educação, ...  Por outro, com o mais baixo salário mínimo da história, participar da festa capitalista natalina significa para nossa classe mais endividamento, aumento da carga horária para pagar as dividas que já estão nos matando de trabalhar em jornadas de 10, 12, ou mais horas, sem mais descanso no final de semana e, no seu caso, nem no natal.
Mas não somos como os moralistas religiosos e os setores da classe média que criticam o “consumismo” dos trabalhadores recomendando que “abram mão dos prazeres materiais” enquanto eles os desfrutam. O proletariado tem o pleno direito a todos os bens que quiser porque é ele e somente ele que os produz. Não tem os trabalhadores direito a TVs de LCD, tablets, celulares de ultima geração e carros do ano? É evidente que têm direito! Foram eles que produziram tudo isto. Todavia, apontamos que o caminho para tê-los não é dando mais lucro aos patrões, devendo a alma e se matando de trabalhar. A forma de conquistar o produto de nosso suor é outra. É a nossa unidade, nossa organização política numa luta sem tréguas contra os patrões, seus governos e seus representantes de todos os partidos, inclusive os “rosas” como o PT, PCdoB e Cia, para retomar o que é por direito da classe e do conjunto da população trabalhadora. Esta organização política é o partido revoluvionário dos trabalhadores para acabar com toda a escravidão patronal e conquistar o pleno direito a saúde, educação, moradia, emprego e salários dignos. Convidamos a você a juntar-se nesta luta e te desejamos um 2012 de vitórias sobre seus patrões, a única forma de você gozar do que é teu direito e um passo adiante para o fim do capitalismo, em direção a verdadeira felicidade, o socialismo.

CONDUTORES GUARULHOS
Burocracia sindical mais uma vez passa a perna nos trabalhadores e se reelege sozinha!
Nos dias 15 e 16 de dezembro último, foi realizada à francesa a “eleição” do SINCOVERG (Sindicato dos Condutores de Guarulhos e região), com apenas a chapa da situação, um verdadeiro golpe da burocracia sobre os trabalhadores. As eleições, que estavam marcadas para fevereiro de 2012, foram antecipadas em dois meses pela diretoria do Sindicato com o apoio do Ministério do Trabalho, também controlado pelo governo do PT de Dilma. A farsa teve como objetivo impedir a formação de uma chapa de oposição organizada pelos próprios trabalhadores que vivem já há mais de uma década sob a ditadura da burocracia, encastelada no sindicato da categoria que funciona como correia de transmissão dos interesses da patronal.
Em seguida, os burocratas que praticamente se auto-reelegeram apresentaram para a categoria o seguinte resultado:
“A Chapa 1 única, Rumo Certo, encabeçada pelo motorista da Guarulhos Transportes, Orlando Maurício Júnior, Brinquinho, venceu a eleição sindical no Sincoverg-CUT com 2.944 votos válidos, totalizando 92% das urnas. Os votos brancos somaram 179 e os nulos 56. A apuração terminou na sexta, 16, na sede do Sincoverg. (foto: Chapa 1 na apuração dos votos - Dorival Elze - Alemão). As eleições sindicais iniciaram na quinta, 15, e atingiram todas as garagens de ônibus da base do Sincoverg” (Site do SINCOVERG).
Trata-se de um grande malabarismo com os números, tentando criar uma legitimidade para a fraude, destacando o suposto recebimento de 2.944 votos, quando a categoria é composta por mais de 12 mil trabalhadores, ou seja, mesmo dando crédito ao super-inflado resultado da votação – pois só os próprios bandidos tiveram acesso às urnas – pouco mais de 20% da categoria perdeu seu tempo “legitimando” o golpe mafioso da pelegagem cutista.

Onde está a democracia operária?

Com todos estes malabarismos da burocracia mafiosa para manter sob seu controle o sindicato, que é um instrumento legítimo de nossa classe para defesa de nossos direitos, uma das principais lições que fica aos companheiros, é a total violação de um dos maiores princípios da organização sindical: a democracia operária. Esta serve como mecanismo que possibilita o controle da base sobre os sindicatos, fazendo prevalecer na prática as decisões dos trabalhadores, num ambiente onde existe a liberdade de organização em oposição, liberdade de crítica e etc., algo impossível na atual situação da categoria, onde a burocracia exerce através de seus “Pitt-Bulls”, todo tipo de violência e perseguição a qualquer organismo de oposição e não respeita nenhum tipo de decisão da base, fazendo com que os trabalhadores estejam totalmente distantes de qualquer atividade sindical, tornando dessa forma a vida dos pelegos cada vez mais tranqüila, sem qualquer pressão por parte dos trabalhadores e fazendo com que, na prática, as lutas da categoria sejam sempre traídas pelos pelegos, que ostentam um padrão de vida cada vez mais estranho aos operários.

A serviço de quem?

É importante ressaltar à serviço de quem os burocratas sindicais estão, e quem realmente está interessado no funcionamento de tipo mafioso da maioria das organizações sindicais no mundo.
Os sindicatos surgiram como instrumento de luta da classe operária contra as tentativas tirânicas do capital para rebaixar os trabalhadores a meras mercadorias desvalorizadas, e foram organismos de grande importância para conquistas de direitos de nossa classe. Mas com o tempo, as classes dominantes, para rebaixar o valor da força de trabalho dos operários, passaram a contar com uma parcela subornada da classe trabalhadora, que então se tornou agente dos patrões entre os operários. Estes se encastelaram nos sindicatos no intuito de domesticá-los, tornando-os organismos de conciliação com os patrões, e passaram então a sabotar qualquer tipo de luta dos trabalhadores. São os burocratas sindicais, traidores de nossa classe e a serviço das classes dominantes, no caso, dos capitalistas donos das empresas de ônibus.
Democracia operária e independência política andam juntas. Os patrões cooptam os burocratas, que por sua vez controlam os sindicatos a serviço dos patrões, liquidando com a democracia operária.
Portanto, é importante que cada companheiro saiba que todo tipo de maracutaia que vemos nos sindicatos, como este golpe contra os condutores em Guarulhos, quem está por trás do serviço sujo. A burocracia sindical não é nada sem seus corruptores, que são os patrões, os verdadeiros interessados no fortalecimento das máfias sindicais e seus financiadores.
Contra os patrões e seus agentes, necessitados nos organizar pela base, ou seja, nos locais de trabalho e garagens. Por outro lado, a luta sindical por melhores salários e condições de trabalho é limitada, pois os patrões continuam no controle da sociedade explorando nossa classe. Precisamos de uma organização superior, capaz de preparar os trabalhadores para a construção de uma nova sociedade sem patrões, voltada para a satisfação das necessidades humanas, a sociedade socialista, que só será possível através de uma revolução dos trabalhadores organizados pelo seu partido, o partido Bolchevique brasileiro igual na Rússia em 1917.

LUTA PELA MORADIA

MORREU LÍDER DA CORÉIA DO NORTE

Saudação da TMB da Argentina ao jornal Folha do Trabalhador e aos trabalhadores do transporte

A TMB da Argentina saúda a luta dos companheiros da Folha do Trabalhador pela organização do proletariado brasileiro. Na Argentina, no Brasil e por todo o mundo a classe trabalhadora é uma só e seus interesses são os de uma mesma classe. Aqui na Argentina, diante das medidas de ajuste do cristinismo (referente ao governo de Cristina Kirchner) o proletariado está começando o que podem ser importantes lutas. Mas é seguindo o exemplo dos trabalhadores dos transportes durante a greve do Mercosul em 1996 que fica demonstrado que a irmandade dos trabalhadores, para além de todas as fronteiras, é o que pode derrotar os patrões e seus Estados. Pela unidade do movimento operário internacional, peça fundamental da luta pelo socialismo.
Leon Carlos,
Saudações da TMB da Argentina

MAQUINÁRIO

O corpo cansado,
o pensamento vago.
Entre eternos minutos,
rompeu-se o silêncio.
Um homem por segundos,
parou a máquina:
esmagado nas engrenagens.
Júlio César,
Gurupá e poemas do vento, 2001