TRADUTOR

terça-feira, 25 de outubro de 2011

94 ANOS DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE

Ato político e sarau pelo aniversário
da grande revolução bolchevique

Os jornais O Bolchevique e Folha do Trabalhador e a Liga Comunista convidam seus leitores e simpatizantes para esta atividade, organizada em conjunto pelo Comitê Antiimperialista, que se realizará na terça feira, 25/10/2011 - 19h, no ESPAÇO CULTURAL LATINO AMERICANO, na Rua Abolição, 244, Bixiga, (Metrô Anhangabaú), São Paulo.

Abaixo, em homenagem a esta data publicamos fragmentos da obra escrita em 1924 "Lições de Outubro", por Leon Trotsky:


Eu tive ocasião de observar muitas vezes como poderosas organizações com poderosas imprensas foram despedaçadas sob o impacto de acontecimentos, e como, pelo contrário, as pequenas organizações com uma imprensa tecnicamente débil tornaram-se em curto espaço de tempo forças históricas.
O proletariado não pode tomar o poder por uma revolta espontânea.


Em 1917 a Rússia foi atravessada por sua maior crise social. No entanto, pode-se dizer com certeza, com base nas lições da história que, na ausência do partido bolchevique, a energia incomensurável revolucionária das massas teria sido desperdiçada em explosões esporádicas e a grande revolução teria acabado em uma terrível ditadura contra-revolucionária. A luta de classes é o motor principal da história.
Justamente para ganhar ao proletariado e os semi-proletariado da cidade e do campo, os bolcheviques acharam necessário fazer uma distinção nítida de todas as facções e agrupamentos da burguesia, a começar pelos falsos socialistas que eram na verdade agentes da burguesia.
As massas revolucionárias em ascenso nunca perdoam a covardia e a traição.
A parte não relacionada com as tarefas históricas da classe torna-se ou está em risco de se tornar instrumento indireto das outras.
Lealdade para com o programa revolucionário e hostilidade irreconciliável com a burguesia, ruptura decisiva com os social-patriotas, forte crença na força revolucionária das massas: elas são as principais lições de outubro.
É uma lei que quem tem medo de uma ruptura com os social-patriotas inevitavelmente se tornará seu agente.
A Revolução de Outubro só pode ser liberada da burocracia pelo desenvolvimento da revolução internacional, cuja vitória irá garantir a construção de uma sociedade verdadeiramente socialista.
Entendemos táticas políticas, por analogia com a ciência militar, a arte de conduzir operações isoladas, por estratégia, a arte de vencer, isto é, para assumir o comando.
É claro que a estratégia não impede a tática.
O partido é o instrumento essencial da revolução proletária.
Não há melhor prova das opiniões revolucionárias que a aplicação deles durante a revolução, e o melhor método de natação só é visto quando o nadador pula na água.
Em fevereiro de 1917 a derrubada do czarismo foi certamente um grande salto para a frente. Mas, considerada em si mesma e não como um passo na direção de outubro, a Revolução de Fevereiro trouxe muitos russos apenas uma aproximação do tipo de república burguesa que existe por exemplo em França.
Toda Conferência do Partido em abril foi dedicada à seguinte pergunta essencial: "Estamos indo em direção a conquista do poder pela revolução socialista, ou para ajudar a melhorar a revolução democrática?"
Eu não posso, em nome da disciplina partidária, render-se ao culto da personalidade, ...
Se o tempo é geralmente um fator importante na política, cem vezes a sua importância em tempo de guerra e revolução.
Não pode triunfar a revolução proletária sem o partido, a parte do partido ou por um substituto do partido.
O bolchevismo não é uma doutrina, ou não apenas uma doutrina, mas um sistema de educação revolucionária para levar a cabo a revolução proletária.
Sem a insurreição armada de 25 de outubro de 1917, o Estado soviético não existiria. Mas a insurreição não veio do céu.
As atuais forças produtivas já há muito ultrapassou as barreiras nacionais. Sociedade socialista é impossível nas fronteiras nacionais. Por mais importantes pode ser o sucesso econômico do estado de um operário isolado, o programa de socialismo num só país é utópico. Apenas uma federação européia, e depois global, repúblicas socialistas, pode abrir o caminho para uma sociedade socialista harmoniosa.